Com a internet e outros meios de comunicação, hoje em dia, a informação está em todos os cantos que você visitar. Basta um clique simples, que você tem acesso a um banco de dados com registros, documentos, informações e outros materiais.
Mas para você que não sabe, existem profissionais que estão por trás da organização, processamento, compartilhamento e armazenamento dessas informações. Esse profissional é chamado de Gestor da Informação, graduado em Ciência da Informação.
Muitas pessoas, confundem esse gestor de informação com um bibliotecário, formado com Biblioteconomia, mas é errado concluir isso. O objeto de estudo é o mesmo, mas a área de atuação não! Esses bibliotecários, trabalham em bibliotecas e centros de documentação. Já esse gestor, ele trabalha mais com empresas e instituições privadas ou não, para guardar, administrar e coletar informações.
Graças ao desenvolvimento de tecnologias e um mundo mais conectado, passou a não precisar mais de livros para consultar informações. E a junção de dados, análise, coleta, classificação, manipulação, armazenamento, recuperação e disseminação da informação, passaram a ser um tema recorrente, bastante acessado e requisitado para empresas, pessoas normais e governos. Pois com ele é possível fazer análises, montar previsões, descobrir o passado e outros fatores
Aprofunde-se nessa área e estuda a informação desde a sua gênese até o processo de transformação de dados em conhecimento.
Tem um papel de extrema importância na sociedade, pois esse trabalho com dados e informações, serve como um facilitador para adquirir conhecimento e conhecer tudo sobre o passado, presente, para formar um ótimo futuro.
O curso de ciência da informação pertence a área de humanas e sociais, onde você cuidará de dados, basicamente,, pensando em deixar o conhecimento em um lugar simples e de fácil disseminação para todos.
O curso de bacharelado dura em média 4 anos, totalizando 8 semestres, onde você estudará diversos conteúdos e matérias.
Tem um papel fundamental para resgatar informações, juntar, apresentar, pesquisar e transformar dados em informações, tanto em livros até em documentos históricos, sempre focando na maior acessibilidade, aproveitamento e chegada desse conhecimento para todos os interessados.
O acúmulo rápido e desenfreado de informações é algo crescente e que pode prejudicar, confundir e atrapalhar quem procura por esses dados. Por isso, ter alguém para perfilar e analisar corretamente esses dados é essencial, para que isso seja guardado por um longo tempo.
O graduado em Ciência da Informação, designado geralmente por "profissional da informação" ou "gestor de informação" está habilitado a exercer profissionalmente funções de:
Administrador de dados;
Analista de informação;
Cientista da informação;
Consultor em informação;
Gestor de informação ou gestor de conteúdos, nomeadamente na Internet;
Gestor de recursos de informação;
Gestor de sistemas de informação.
O computador e toda a área tecnológica deu uma grande oportunidade para o tratamento de informação, logo que, lá era possível guardar grandes informações, sem precisar de livros e prateleiras lotadas. Além de melhorar a área de recuperação de informações.
É de grande importância no setor empresarial, pois ele pode auxiliar na tomada de decisão, após uma análise de informações que ele reuniu e pesquisou.
Geralmente estuda-se para atuar em centros de documentação de informação, serviços de informação, empresas grandes e outros tipos de lugares.
É preciso ser crítico e gostar de investigar e pesquisar recursos e produtos da informação, independente de que área seja, para entrar nessa área.
Cursando ciência da computação, você tem uma gama de caminhos para seguir, com um mercado amplo e com várias possibilidades, onde você poderá escolher qual lugar trabalhar.
As principais áreas de estudo deste campo do conhecimento são a logística da informação, planejamento de informação, modelagem de dados e análise.
Cientistas da informação conseguem emprego em startups, usinas de energia, marketing, ministério público federal, entre outros diversos locais de trabalho. Locais onde a informação circula, tendo pessoas e tecnologia, o profissional tem chance de exercer sua profissão e ser contratado.
Há ainda, mercado em órgãos públicos que dependem da pesquisa e organização de documentos, e têm surgido oportunidades no campo do registro e segurança de acervos digitais.
O mercado de trabalho do cientista profissional da informação, divide-se em três grandes grupos:
Mercado Informacional Tradicional: bibliotecas públicas, universitárias, escolares, centro culturais, arquivos e outros...
Mercado Informacional Existente: editoras, livrarias, empresas privadas, provedores de internet, banco de dados e outros...
Mercado Informacional de Tendências: centros de informação/documentação em empresas privadas, banco, bases de dados eletrônicos, digitais e outros...
Podendo trabalhar em áreas como: pesquisa de informações online; pesquisa jurídica, saúde; poder público; banco de finanças; consultoria; entre outros.
Para você que, gosta da área de Ciência de Humanas, Comunicação e Informação, gostando de pesquisar e investigar novas coisas, com o intuito de disseminar informações que terão grande importância para diversas pessoas, transmitindo o conhecimento.
Como foi dito acima, é um mercado com muitas oportunidades e ramificações, onde você pode escolher a área a qual você mais se identifica e quer seguir.
Na faculdade, o futuro bacharel aprenderá e irá cursar disciplinas teóricas de base (de natureza linguística, histórica, tecnológica, social e cultural) e disciplinas técnicas (ligadas aos aspectos fundamentais e metodológicos do trato com a informação em contextos institucionais específicos).
Alunos conseguem estágio geralmente a partir do 3° semestre, para poder ampliar e adquirir experiência num emprego de verdade.
Nos últimos anos de curso, cada vez mais fica específica e aprofundada as disciplinas. É nessa fase que os alunos iniciam o temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Alguma das matérias do curso são: comunicação e expressão; gestão da informação; gestão de redes de pessoas; fundamentos em ciência da informação; catalogação; linguagens documentárias
O aluno deve ser focado, disciplinado e gostar de ler e pesquisar, em vista que, no trabalho diário, esses serão os requisitos para fazer um bom trabalhador e entregar o melhor conhecimento.
Caso siga nessa área, verifique se a faculdade, que você vá escolher, é reconhecida pelo MEC (Ministério de Educação) e se possui boas avaliações no curso de Ciência da Informação.