Cursos Arquitetura




Apresentação

O profissional de arquitetura é o que projeta espaços para os mais diversos usos humanos como casas, prédios, órgãos públicos e praças. Ele é quem planeja as construções, cria as plantas, define os materiais e propõe soluções que vão ao encontro das necessidades dos usuários.

Diferente do que muitos acreditam, para ser um bom arquiteto não é necessário ser apaixonado pelo desenho e por desenhar, assim como não é preciso disso para ser um professor de artes. Os desenhos utilizados na arquitetura são desenhos técnicos.

O aluno tem aulas de antropologia, fundamentos estáticos, matemática e história da arquitetura. No decorrer do curso as disciplinas práticas aumentam, como desenho arquitetônico e construção de edifícios, além de aulas como sistemas estruturais, projetos de custo e conforto ambiental.

Possuindo uma titulação de bacharelado, conta com uma grade curricular com disciplinas de exatas: matemática, cálculo e engenharia. Além das matérias das ciências humanas e sociais, o curso de arquitetura é encontrado na área de exatas.

A faculdade de Arquitetura contém em média 5 anos de duração, com 10 semestres.

Tem como opção também o curso de arquitetura em Ensino a Distância (EAD). Grande parte do conteúdo do curso é oferecido online, mas você também deverá participar de encontros presenciais na campus ou polo da faculdade EAD, pois eles complementam os conteúdos vistos nas aulas online. É participando dessas atividades presenciais que você poderá colocar a teoria em prática nos laboratórios, analisar estudos de caso, realizar simulados, fazer visitas de campo e realizar as avaliações do semestre.
 

Áreas de atuação, atividades e tarefas

O bacharelado nesse curso, possui grande admiração pelos amantes das obras arquitetônicas, principalmente dentro do ramo de construções. Projetar edifícios e cidades mais responsáveis que promova melhoria no bem-estar geral é uma função social dos arquitetos.

Exige-se do arquiteto que o mesmo se debruce sobre sua cidade. Mas como temas propostos, que encare sua tarefa de projetar e reorganizar os espaços com responsabilidade social.

A função do arquiteto é planejar os espaços onde as pessoas moram, trabalham ou se divertem.

É ele quem pensa na estrutura interna e na caracterização externa dos edifícios, analisando fatores como clima, iluminação, acústica e segurança. Cerca de metade dos arquitetos brasileiros trabalham na elaboração de projetos.

Após a formação, você poderá seguir a área de preferência, trabalhando em escritórios, em construtoras, em negócios próprios ou passando em um concurso para ensinar.

As atividades a serem realizadas irão de acordo com a profissão que seguir, como exemplo:

Elaboração de projetos construtivos para imóveis comerciais, residenciais, industriais, mistos, entre outros;
Planejamento e gestão de obras;
Design de interiores;
Elaboração de móveis planejados;
Decoração;
Paisagismo;
Acompanhamento e execução de obras;
Planejamento urbano e regional.
Onde posso me encaixar dentro dessas atividades?

Escritório de Arquitetura: é o principal local de trabalho do arquiteto. Quando alguém quer construir uma casa, uma fachada de escritório, uma indústria, simplesmente fazer uma reforma, ou decorar algum lugar, buscam um escritório de arquitetura para que o arquiteto elabore um projeto. Você pode ser um colaborador ou abrir seu próprio escritório (como é o desejo de muitos arquitetos).
Construtoras: O arquiteto também pode trabalhar em construtoras. Essas empresas são responsáveis pela execução física do projeto do arquiteto, ou seja; trabalham com construção civil, contratam mão de obra (pedreiros), máquinas, equipamentos e etc. É o principal local de trabalho do engenheiro civil. Mas o trabalho do arquiteto em construtoras não é muito diferente do arquiteto comum.
Assessorias: O arquiteto pode ainda, trabalhar como assessor, que é uma espécie de consultoria. Há serviços que auxiliam o cliente qual cor deve pintar determinada parede, ou como as coisas ficam melhores distribuídas, qual o melhor lugar para colocar o sofá ou onde colocar um quadro.

Um estagiário de arquitetura irá atuar prestando auxilio a área conhecendo toda a rotina para obter experiência e conhecimento da profissão, irá fazer levantamento de materiais em planta, visitando obras e realizando cálculos de projetos.
 

O Mercado

A arquitetura é um campo complexo e muito abrangente. O profissional da área pode trabalhar de várias formas no mercado, como já citado anteriormente. 


O mercado de trabalho na área de Arquitetura é em grande parte com arquitetos atuando de forma autônoma, trabalhando em escritórios próprios ou com contrato temporário para desenvolver determinado projeto. Desenvolvimento de projetos para casas e edifícios. Planejamento e gerenciamento de reformas.


Segundo dados da CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), dia 30 de abril de 2018, foi registrado 154.000 arquitetos e urbanistas ativos no nosso país.


O formando, pode futuramente se especializar em alguma área, ou ir para o concurso e trabalhar em equipe. Além da opção da carreira pública, através de concursos que exigem bacharel em arquitetura.
Dependendo da carreira que o bacharel escolher, é obrigatório ter algum curso pós-graduação ou especialização para poder prestar o concurso, servindo como pré-requisito.


Um arquiteto concursado tem o seu salário inicial de R$4.500 e que pode chegar até 9 mil reais, esse será o valor de seus primeiros meses e até anos!
Após o bacharelado, pode-se também se especializar na área da arquitetura de sua preferência, alguns exemplos são:

Arquitetura Moderna:  o que melhor caracteriza a arquitetura moderna é a utilização de formas simples, geométricas, e desprovida de ornamentação, valoriza-se o emprego dos materiais em sua essência como o concreto aparente, em detrimento do reboco e da pintura. A muralha vermelha é um exemplo de obra da arquitetura moderna.


Arquitetura Contemporânea:  consiste em um conjunto de diferentes referências de estilos. As obras geralmente apresentam formato irregular, com janelas em grandes dimensões (meio de obter maior luz natural) e pelo uso de materiais recicláveis. Cleveland Clinic, obra de Frank Gehry é um grande exemplo para a arquitetura contemporânea.


Arquitetura Romana: a arquitetura romana se caracteriza pela sua solidez, com o emprego de arcos, abóbadas e tetos curvos que nenhuma civilização grande anterior conhecia. Suas obras se espalharam por toda a Europa na forma de aquedutos, estradas, pontes, basílicas, residências, arcos do triunfo e panteões. O Coliseu é uma obra clássica da arquitetura romana.


Arquitetura Grega: é vista principalmente em templos construídos para celebrações públicas e adoração aos deuses. Suas principais características são a simetria, monumentalidade e presença de colunas e pórticos. A acrópole de Atenas, na Grécia, é um exemplo da arquitetura grega.


Arquitetura Gótica: principais características da arquitetura gótica é a presença de sustentação estrutural através de arcobotantes (suportes construídos na parte de fora da construção), presença de abóbadas e arcos com formato ogival. O Duomo de MIlão é uma obra da arquitetura gótica.


Arquitetura Renascentista:  as principais características da arquitetura renascentista, são: retomada dos modelos clássicos, valorização da simetria, horizontalidade na forma, colunas suportadas por mísulas, alternância de frontões, arcos semicirculares, valorização de traços delicados e articulados, visão humanista e racionalista, uso da matemática e da geometria. A Basílica de São Pedro se trata de uma obra da arquitetura renascentista.


Entre outros...
 

O Curso

É um ótimo caminho com grandes oportunidades para você que deseja
construir um lugar melhor! É preciso ter muita vontade e paixão pelo seu
trabalho, pois não é para qualquer pessoa.

O mercado é muito amplo e com ótimos salários.

O curso de Arquitetura é do tipo bacharelado e dura em média cinco anos, contendo 10 semestres. Nele, o aluno aprende a organizar e projetar espaços externos e internos, levando em consideração critérios de conforto, estética e funcionalidade. O currículo mescla disciplinas de Ciências Exatas e Humanas. A maior parte da carga horária do curso é composta por aulas práticas.

Para se formar, normalmente é necessário fazer um estágio e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
As disciplinas que compõem a grade curricular básica do Curso de Arquitetura são:


Desenho Artístico
Desenho Técnico
Introdução a Gestão de Projetos
História da Arquitetura
Análise e Gestão Ambiental
Gestão de Projetos
Urbanismo e Infraestrutura
Projeto e Instalações Prediais
Teoria das Estruturas
Planejamento Urbano

Na maioria do tempo, o aluno recebe muito conteúdo prático. Desde cedo é incentivado que experimente a arte da interpretação dentro da faculdade.

O curso de Arquitetura, tem como principal objetivo fornecer conhecimentos para que o aluno possa atuar na conservação, na execução e no projeto de obras. Ao longo da graduação o aluno adquire habilidades para projetar, supervisionar e executar projetos. 

Nos anos iniciais, há um forte foco em arte e desenho, com disciplinas como topografia e representação gráfica estrutural. Nos anos seguintes, o curso possui matérias mais específicas, como gestão de projetos e teoria da arquitetura. Além disso, o curso possui atividades práticas, durante as quais o aluno faz aulas em laboratórios e projetos em maquetes.

Uma das coisas que mais espanta nesse curso é depois da formação ter que enfrentar o mercado precário de trabalho no Brasil, a incerteza e o medo de não ser reconhecido, de não conseguir erguer uma empresa própria e outras diversas inseguranças.

Mas uma coisa digo, se você gosta do assunto, não tenha medo disso, pois quando você estuda e foca no que ama, você faz com vontade!
 

Estimativa de mensalidade do Curso

R$ 1.550,00

Descubra agora sua Vocação com o curso de Arquitetura