Artes cênicas

Este bacharel entende profundamente das t√©cnicas de cria√ß√£o de espet√°culo, interpreta√ß√£o, dire√ß√£o e montagem. Atua como ator, dramaturgo, iluminador, figurinista, diretor de arte e diretor em espet√°culos teatrais, filmes, s√©ries para ¬†a TV, webs√©ries e outras encena√ß√Ķes.

Pode dar aulas de interpreta√ß√£o, montar espet√°culos para eventos corporativos,¬†encenar aulas para cursos de educa√ß√£o √† dist√Ęncia, organizar viv√™ncias em a√ß√Ķes dos departamentos de recursos ¬†humanos de empresas privadas.

O licenciado ministra aulas de teatro para alunos dos ensinos Fundamental e Médio e de cursos livres.

Fique de Olho

DIREÇÃO DE ARTE

A UFG oferece bacharelado em Direção de Arte, que engloba cenografia, iluminação, figurino, fotografa, trilha sonora, maquiagem, confecção de máscaras, bonecos e formas animadas. O foco é em elementos técnicos e estéticos da composição audiovisual de espetáculos cênicos, cinema e televisão.

EST√ČTICA E TEORIA DO TEATRO

J√° o bacharelado em Est√©tica e Teoria do Teatro, da Unirio (RJ), forma pesquisadores que devem ser capazes de pensar o teatro sob as perspectivas cr√≠tica, historiogr√°fica e est√©tica e relacion√°-lo a outras formas de arte. Para isso, o curso √© estruturado em tr√™s eixos: cr√≠tico-conceitual, c√™nico-dramat√ļrgico e mem√≥ria/hist√≥ria e arquivo.

O que você pode fazer

Arteterapia: usar a interpretação como ferramenta para auxiliar no bem-estar de pessoas com problemas psicológicos ou emocionais.

Cenografia: conceber o cenário, os objetos e os móveis usados em cena, cuidando das cores e da iluminação, a fim de caracterizar uma época ou um ambiente específico.

Direção teatral: coordenar todos os elementos envolvidos em uma encenação, da escolha do elenco e definição do figurino à orientação dos atores durante os ensaios.

Dramaturgia: redigir peças teatrais, seriados, telenovelas, trabalhando individualmente ou em grupo. Adaptar textos documentais, cinematográficos ou literários para a linguagem e as técnicas de teatro, de cinema ou de TV.

Dublagem: dar voz a personagens de animação ou substituir a fala de personagens de filmes de língua estrangeira, empregando a entonação adequadas a cada emoção.

Ensino: dar aulas de interpretação em escolas de ensinos Fundamental e Médio (com licenciatura) ou em cursos livres.

Figurino e indument√°ria: escolher, elaborar e produzir o vestu√°rio utilizado no cinema, no teatro e na TV.

Interpretação: representar um personagem no teatro, na TV, em publicidade ou no cinema.

Produção: viabilizar a exibição de peças ou espetáculos, obtendo patrocínios, administrando o orçamento e providenciando os recursos necessários para a apresentação.

Teoria teatral: estudar aspectos teóricos e práticos das artes cênicas a fim de escrever livros didáticos ou fazer crítica teatral.

Mercado de Trabalho

A lei federal aprovada em 2016 que obriga o ensino de teatro dentro da disciplina de artes nas escolas de ensino b√°sico fez crescer o campo de trabalho para aqueles que t√™m licenciatura na √°rea. Outra op√ß√£o √© dar aulas em cooperativas ou em projetos sociais de ONGs e associa√ß√Ķes.

Como o curso dá direito ao registro profissional (DRT), o licenciado ainda pode atuar nas áreas de teatro, televisão, cinema, dublagem e publicidade. Já os bacharéis costumam ingressar em grupos teatrais ou produzir as próprias peças.

Podem se especializar em ilumina√ß√£o ou prepara√ß√£o corporal e vocal. Hoje muitos criam seus pr√≥prios canais na internet e produzem suas s√©ries. ‚ÄúAs produ√ß√Ķes c√īmicas costumam ter um apelo maior na rede‚ÄĚ, diz Daves Otani, coordenador do curso de Teatro da Faculdade de Teatro do Centro de Artes e Educa√ß√£o C√©lia Helena.

As secretarias de Educa√ß√£o de prefeituras e estados contratam o profissional para montar estruturas educacionais e art√≠sticas e desenvolver projetos de fomento ao teatro. A lei que obriga as emissoras de TV por assinatura a manter uma cota de programas nacionais, sancionada em 2011, aumentou o n√ļmero de vagas de trabalho, principalmente em produtoras independentes de v√≠deo.

O mercado corporativo caiu um pouco em rela√ß√£o a anos anteriores, mas continua uma boa op√ß√£o. As empresas contratam atores para encenar espet√°culos em eventos externos, como conven√ß√Ķes, ou internos, como atividades de treinamento profissional com¬†o objetivo de motivar as equipes.

As regi√Ķes Sudeste e Sul, principalmente o eixo Rio-S√£o Paulo, concentram as melhores oportunidades de trabalho. Mas o mercado cresce tamb√©m em outras capitais do pa√≠s e em cidades do interior, de m√©dio e grande portes.

Curso

O vestibular inclui provas de aptidão, em que o candidato deve demonstrar que leva jeito para a arte de representar. As  licenciaturas formam professores para a Educação Básica e para cursos livres.

O bacharelado é mais voltado para  quem pretende seguir a carreira artística. Ele oferece disciplinas teóricas e práticas, com aulas de técnica vocal, expressão corporal e interpretação dramática.

A maioria das escolas tem laboratórios para aulas de interpretação,  direção e dramaturgia. Para obter o diploma, a realização de estágio e a entrega de um trabalho de conclusão de curso são exigidos em alguns cursos.

Aten√ß√£o: em algumas institui√ß√Ķes, voc√™ deve optar, ainda no vestibular, por uma habilita√ß√£o espec√≠fica, como dire√ß√£o, cenografia, indument√°ria ou interpreta√ß√£o.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Arte (teatro); Artes Cênicas; Atuação Cênica; Cenografia e Indumentária; Dir. de Arte; Dir. Teat.; Educ. Art. (artes cênicas); Estética e Teoria do Teatro.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ - Excelente

‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ ‚Äď Muito bom

‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ - Bom

CPC ‚Äď Conceito Preliminar de Curso¬†‚φ ‚Ď° ‚ĎĘ ‚Ď£ ‚ϧ¬†

O CPC √© o indicador do Minist√©rio da Educa√ß√£o que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele est√° informado na ficha do curso para todas as gradua√ß√Ķes que tinham esse indicador dispon√≠vel (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).¬†

Cifr√Ķes ‚Äď Referem-se √†s faixas de pre√ßo da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor n√£o informado


Descubra agora sua Vocação com o curso de Artes cênicas