Cursos Cinema


Apresentação

Se você é criativo, tem uma preferência por estudar atividades práticas em laboratórios de fotografia, edição de vídeo, imagens, sonorização e diversos modelos de criação dentro do audiovisual o curso de cinema pode ser uma ótima opção pra você. 

O objetivo desse curso, também conhecido por cinema e audiovisual, produção audiovisual e comunicação visual é formar profissionais capazes de atuar em diversos setores da produção de filmes, novelas, seriados, documentários, programas de TV, propagandas e projetos multimidiáticos. 

É um profissional muito procurado por mídias televisivas e redes de entretenimento em geral. Tudo que envolve vídeo, áudio e texto pode precisar do profissional formado em cinema. 

Aprofunde-se e descubra como se tornar um profissional capaz de realizar produções de diferentes gêneros e formatos para as mídias contemporâneas.

Ao ingressar nessa área, é preciso ter uma ótima capacidade de comunicação, independentemente dos três tipos de diplomas oferecidos: bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

O mercado para o profissional de cinema está cada vez mais amplo e vai muito além da produção de filmes para as grandes telas. Graças a internet existem muitas oportunidades de trabalho relacionadas à produção de material online. 

Ainda não são muitas as instituições que oferecem o curso de cinema no país. O que pode ser visto como uma boa chance de destacar-se pelos novos alunos, logo que existe uma grande chance na área enquanto o mercado ainda se aquece.
 

Áreas de atuação, atividades e tarefas

Quando qualificado para trabalhar, você terá uma ampla noção e referência para conseguir entender e se desenvolver em teorias, práticas, roteirização e crítica cinematográficas.
Deve dar o seu melhor na forma de criação, caracterização, escrita e ser condizente com as situações estabelecidas, sejam elas dramas, comédias, ficções, ou outros diversos gêneros conhecidos no mercado.

Após a formação, você poderá seguir na área de sua preferência, trabalhar em jornais televisivos ou digitais, em órgãos públicos, sites de notícias ou outros locais que precisem de mão de obra qualificada. O domínio das técnicas audiovisuais e o entendimento de estética, é uma grande diferenciação de um técnico de cinema comum para um especialista. 

As atividades a serem realizadas irão de acordo com a área de atuação que você decidir seguir. Ao contrário da visão geral do público, o mercado de trabalho para o profissional de cinema não se restringe apenas à produção de longas metragens. 

Outras áreas, também empregam profissionais para a realização de projetos audiovisuais como animações, documentários, campanhas publicitárias ou videoclipes. Algumas opções com demanda para esse profissional são:


Animação: Área que consiste em se especializar nas imagens, tipos de movimentação utilizando diferentes materiais, como desenho 3D, desenho 2D, massa de modelar, fotografia, computação gráfica, pintura e efeitos especiais.

Captação e Edição de Som: Baseia-se na escolha adequada dos equipamentos de áudio e na adaptação e captação do local de gravação. Em prol de uma acústica harmônica e condizente com o que a cena requer. Após a captação das cenas, o profissional também faz a mixagem e edição das trilhas sonoras.

 Continuidade: Responsável por manter a continuidade das cenas, tanto na disposição de objetos, figurinos, cabelo e maquiagem dos atores, como no eixo da câmera. A ordem da história é feita nessa área, onde a trama deve ter um desenvolvimento pré imaginado e discutido, para um amplo entendimento da trama dependendo do público cuja a história está destinada. 

 Direção: É a direção geral da execução de um projeto audiovisual, e compreende atividades como específicas como aprovações de parte do roteiro ou dele todo, escolha de elenco, escolha de figurino para papéis específicos, definição da iluminação e edição das cenas.

 Direção de Arte: Área que define os aspectos visuais do projeto. Indo desde definição de cores à escolha de cenário, figurinos, maquiagens e traços.

 Fotografia: Faz o planejamento da iluminação das cenas, a fim de transmitir as ideias e emoções contidas no roteiro. Uma parte muito importante para a narrativa, por refletir tanto a emoção do personagem quanto, muitas vezes, do público que assiste a obra. 

 Montagem: A montagem é responsável por, selecionar e ordenar as cenas a fim de criar a narrativa proposta no roteiro.

 Produção: Onde se providencia tudo o que é necessário para a filmagem ou para a criação do projeto, desde a captação de recursos até a contratação de diretores, atores e pessoal de apoio.

 Roteiro: É a criação de novas histórias de forma original, ou a adaptação de histórias já existentes, organizando-as de forma que possam ser filmadas ou montadas.

Cada uma delas possui seus desafios e seus afazeres diários, dependendo da carreira, o profissional dividirá o seu tempo em locais abertos, fechados, com muita ou pouca gente, com atores e produtores, com executivos e criadores, entre diversos outros profissionais qualificados e locais diversos. 
 

O Mercado

Como dito anteriormente, cursando cinema você tem uma gama de caminhos para seguir, podendo ir para canais de televisão, sejam de rede aberta ou fechada, como canais pagos e streaming.

Pode construir espaço em criação e produção de propagandas, programas televisivos ou para redes sociais, reportagens nos moldes tradicionais ou de forma amadora, documentários, também com uma gama cada vez maior de modelos, novelas,  humorísticos em disquetes ou mais longos, seriados, filmes nacionais ou internacionais, mixagem de áudio para programas, análise de iluminação, espaço, estrutura e preparação do ambiente, entre outros.

Um setor que está cada vez mais popular, é a produção de vídeos corporativos. Nessa área, o cineasta atua na roteirização, filmagem e edição, produção e finalização de vídeos ou filmes de curta duração para a exposição da imagem de uma determinada empresa. 

Com um grande espaço e uma grande recorrência, o número de meios de comunicação no país aumenta a cada ano, principalmente dentro da internet, sendo um lado muito positivo para a demanda de mercado.

No Brasil, existem poucas instituições de ensino credenciadas pelo MEC e em atividade que oferecem o curso de graduação em Cinema. Possivelmente o número aumentará nos próximos anos. 
Quando recém formado, o novo profissional costuma iniciar facilmente a sua carreira em pequenas equipes, participando e auxiliando outros profissionais em papéis mais simples, e após aprender o funcionamento e ganhar certa experiência, pode subir em um plano de carreira. Quando bem estabelecido, pode se especializar em uma função específica ou aprender mais de uma área, tendo uma remuneração adequada ao seu nível de conhecimento. 
 

O Curso

É um ótimo caminho com grandes oportunidades, para você que gosta de toda forma de criação visual, musical e teatral. E também que deseja fazer coisas novas e surpreendentes para o público.

Na maioria do tempo, o aluno será capacitado para a realização de produções de diferentes gêneros e formatos. Além da tradicional produção de longa-metragem, o estudante verá vários modelos e estruturas de criação de mídia, sendo teóricas, práticas, roteirizadas ou críticas.

Com o tempo, e após decidir o melhor caminho, você pode aprofundar no seu tema preferido, escolhendo dentre as variações da mídia contemporânea. O curso alia disciplinas teóricas com atividades práticas. Ainda na faculdade, o aluno tem a oportunidade de realizar suas primeiras produções audiovisuais.

A maior parte dos cursos oferece apenas a habilitação de bacharelado, embora também seja possível encontrar cursos de licenciatura em cinema. A duração média do curso é de quatro anos. Enquanto o curso tecnológico tem duração de 2 anos.

Alguns dos assuntos abordados durante a graduação, costumam ser:

Cinema Brasileiro;
Cinemas Mundiais;
Construção de Roteiros;
Criação de Personagem;
Desenho de Edição;
Desenho de Som;
Direção de Arte;
Documentários para TV;
Dramaturgia da Imagem;
Estruturas Narrativas e Dramáticas;
Gêneros Cinematográficos;
Gerenciamento da Produção Cinematográfica;
Iluminação;
Preparação de Elenco;
Procedimentos da Montagem Cinematográfica;
Produção em Fotografia Cinematográfica;
Produção em Televisão;
Realização em Documentários;
Recursos Narrativos em Cinema e TV;
Seriados e Minisséries;
Telenovelas;
Teoria do Cinema;
Roteiro;
Criação de personagens;
Direção de Arte;
Fotografia;
Cenário e figurinos;
Iluminação e sonoridade;
Montagem e edição;
Animação;
Direção de atores;
Efeitos especiais;

O aluno de cinema deve ser focado, disciplinado e responsável para acompanhar todas essas matérias!
Durante a jornada muitas atividades práticas serão feitas em laboratórios. Fotografia, edição de imagens, sonorização e diversas outra atividades. Em algumas instituições o aluno tem como objetivo a realização de pequenas produções audiovisuais a cada semestre.
Para concluir a graduação, a maioria das universidades exige a realização de estágio supervisionado e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC


Mas, o mais importante é realmente gostar do tema e do processo. Não tenha medo disso, pois quando se tem o foco em algo que ama, você fica encorajado a fazer cada vez mais. E trata o trabalho como algo divertido e interessante.

Caso siga nessa área, verifique se a faculdade, que você vá escolher, é reconhecida pelo MEC (Ministério de Educação) e se possui boas avaliações no curso desejado!
 

Estimativa de mensalidade do Curso

R$ 349,00

Descubra agora sua Vocação com o curso de Cinema