Comércio exterior

O profissional de Com√©rcio Exterior lida com a compra e a venda de produtos e servi√ßos entre empresas e governos de diferentes pa√≠ses. Ele acompanha os acontecimentos internacionais, tanto econ√īmicos quanto pol√≠ticos, e eventuais conflitos diplom√°ticos, para caracterizar mercados consumidores ou empresas fornecedoras. Tamb√©m se mant√©m informado sobre as tend√™ncias de consumo em diferentes partes do globo.

Ele identifica as necessidades de seus clientes e fornecedores, descobre oportunidades de compra ou venda, elabora estrat√©gias de neg√≥cio e marketing e define a log√≠stica, como frete e estocagem dos produtos importados ou exportados. Seu campo de trabalho inclui empresas importadoras ou de log√≠stica, companhias privadas dos mais diversos setores, que fazem importa√ß√£o e exporta√ß√£o, institui√ß√Ķes financeiras, ag√™ncias governamentais de desenvolvimento econ√īmico, operadoras de c√Ęmbio e de seguro.

√Č preciso entender da legisla√ß√£o relativa √† importa√ß√£o e exporta√ß√£o de bens e servi√ßos, conhecer os tratados comerciais entre o Brasil e outros pa√≠ses. Como o profissional lida com contratos e negocia√ß√Ķes internacionais, √© imprescind√≠vel falar outros idiomas, principalmente ingl√™s e espanhol. √Č poss√≠vel ingressar na carreira com um curso tecnol√≥gico.

Fique de Olho

CURSO UNE L√ćNGUAS E NEGOCIA√á√ēES INTERNACIONAIS
A gradua√ß√£o em L√≠nguas Estrangeiras Aplicadas √†s Negocia√ß√Ķes Internacionais (Leani), oferecida por Cefet-RJ, Uesc (BA) e UFPB, forma profissionais que podem transitar n√£o s√≥ pela √°rea de Com√©rcio Exterior, mas tamb√©m por L√≠nguas Estrangeiras, Administra√ß√£o, Rela√ß√Ķes Internacionais, Turismo e Eventos.

‚ÄúCom o conhecimento de dois ou mais idiomas e suas culturas, o aluno √© formado para assessorar, intermediar e coordenar processos de negocia√ß√Ķes internacionais em diversas frentes ‚Äď empresas transnacionais, diplomacia, consultorias internacionais, tradu√ß√£o e revis√£o de textos, com√©rcio, cultural, turismo e lazer‚ÄĚ, explica a professora Adriana Ramos, do Cefet-RJ. Segundo ela, um diferencial do curso √© que, ao contr√°rio de um profissional de Com√©rcio Exterior, por exemplo, que tem seu perfil profissional de certa forma j√° definido, cada profissional de Leani possui seu percurso pr√≥prio, tra√ßado ao longo do curso e da vida profissional.

O que você pode fazer

Agenciamento de carga: contratar frete e seguro internacional e acompanhar embarque e desembarque de mercadorias em portos e aeroportos.

Análise: servir de intermediário para o fechamento de contratos de compra e venda com empresas estrangeiras, de acordo com a legislação vigente.

Consultoria: assessorar empresas de m√©dio e pequeno porte que j√° lidem com importa√ß√Ķes e exporta√ß√Ķes ou que desejem iniciar negocia√ß√Ķes internacionais.

Cotação: fazer cotação de moedas internacionais e de produtos.

Gest√£o: coordenar as opera√ß√Ķes de uma empresa ou de um setor de importa√ß√£o e exporta√ß√£o.

Logística: determinar a forma de transporte dos produtos entre o país vendedor e o comprador, analisando o custo e o tempo de entrega. Contratar frete de conexão com portos e aeroportos. Providenciar armazenamento para os períodos em que a carga precisar ficar parada. Providenciar a documentação necessária para que a mercadoria possa viajar.

Marketing internacional: fazer a an√°lise de mercado e adaptar as mercadorias para a cultura local onde o produto ser√° comercializado.

Mercado de Trabalho

A legisla√ß√£o e os tr√Ęmites aduaneiros do Brasil est√£o entre os mais complicados e burocr√°ticos do mundo. Esse fato j√° basta para que este bacharel tenha sempre campo de trabalho. Al√©m disso, mesmo com a crise, as empresas continuam exportando e importando produtos manufaturados e insumos de outros pa√≠ses.

O mercado pode aquecer caso as negocia√ß√Ķes de um acordo de livre-com√©rcio entre o Mercosul, o Mercado Comum do Sul, do qual o Brasil faz parte, e a Uni√£o Europeia (UE) avancem. As tratativas entre os dois blocos, iniciadas h√° quase 20 anos, ganharam impulso em 2017.

O rec√©m-formado costuma iniciar a carreira na √°rea comercial, negociando pre√ßo, prazo e forma de pagamento e entrega. Ele √© procurado por firmas exportadoras para negociar com os compradores estrangeiros, ou por importadoras para comprar no exterior insumos e produtos acabados sob condi√ß√Ķes mais vantajosas.

J√° o tecn√≥logo √© requisitado para trabalhar em √°reas operacionais, como no despacho aduaneiro ou na cota√ß√£o de c√Ęmbio. As √°reas de log√≠stica, legisla√ß√£o aduaneira, pr√°tica cambial, importa√ß√£o, marketing e negocia√ß√£o internacional s√£o as que mais demandam profissionais.

Além de atuar em empresas privadas, é possível trabalhar, também, em agências e organismos internacionais e oferecer assessoria e consultoria a empresas de pequeno e médio porte.

Curso

Os cursos de bacharelado mesclam mat√©rias da √°rea de Exatas com as mais espec√≠ficas da √°rea de Com√©rcio Exterior. H√° disciplinas gerais, como matem√°tica financeira, administra√ß√£o, economia, contabilidade e estat√≠stica. O curr√≠culo ainda √© recheado de disciplinas espec√≠ficas, como direito internacional, log√≠stica e negocia√ß√Ķes internacionais. Al√©m de uma forma√ß√£o human√≠stica que inclui sociologia, ingl√™s, espanhol e √©tica. Algumas escolas exigem a realiza√ß√£o de est√°gio no √ļltimo ano, assim como a entrega de um trabalho de conclus√£o de curso.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Com√©rcio Ext. e Neg. Intern.; Com√©rcio Intern.; L√≠ng. Estrangeiras Aplic. √†s Negocia√ß√Ķes Intern.; Neg. Intern.

 

A forma√ß√£o de tecn√≥logo tem ganhado espa√ßo no Brasil. O n√ļmero de cursos nessa modalidade supera em muito o de bacharelados. A grade curricular √© mais enxuta, mas tem conte√ļdos em comum. O curso tem disciplinas como matem√°tica, ingl√™s instrumental, comunica√ß√£o empresarial e conceitos b√°sicos de com√©rcio exterior. H√° tamb√©m uma boa √™nfase em temas mais espec√≠ficos da profiss√£o, como direito internacional e legisla√ß√£o aduaneira.

Duração média: 2 anos.

Outro nome: Gestão de Comércio Ext.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ - Excelente

‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ ‚Äď Muito bom

‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ - Bom

CPC ‚Äď Conceito Preliminar de Curso¬†‚φ ‚Ď° ‚ĎĘ ‚Ď£ ‚ϧ¬†

O CPC √© o indicador do Minist√©rio da Educa√ß√£o que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele est√° informado na ficha do curso para todas as gradua√ß√Ķes que tinham esse indicador dispon√≠vel (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).¬†

Cifr√Ķes ‚Äď Referem-se √†s faixas de pre√ßo da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor n√£o informado


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