Cursos Design de Moda




Apresentação

Esse curso é especialmente para você que se interessa pela moda e quer ter uma carreira de sucesso como Design de Moda. É preciso ter um instinto de empreendedorismo, sempre se atentando nas tendências de estilo e comportamento da época que está vivendo.

Além de, precisar ter boa criatividade, mas não se preocupe que na faculdade você conhecerá e terá um grande repertório da arte, cultura e tecnologias, assim estando totalmente preparado(a) para o mercado de trabalho que te aguarda. 

Aprofundando-se na moda, aprenda-rá a desenhar roupas, acessórios e figurinos, além de aprender como gerir um negócio nessa área, tanto no setor industrial ou comercial. Esteja preparado para dar um design especial, estudado e trabalhado, para as lojas que você oferecer seu serviço e for contratada.

Um papel que está totalmente ligado com nossa sociedade, grandes empresas têm seus próprios profissionais formado em design da moda, que estudam o mercado e a sociedade, para lançar sempre um produto que agrade e alcance o máximo de público.

O curso de moda pertence a área de artes, podendo: criar e desenvolver coleções para marcas de roupas; fazer assessoria de estilo, vendo as tendências do momento; trabalhar com fotografia e ter ampla visão de marketing; organizar desfiles de modas; e muito mais...

O graduando tem um mercado com vastas opções esperando por ele, já que pode escolher diversas ramificações e qualificações após o bacharelado, e se quiser, ainda tem a opção de abrir um negócio próprio, vendendo suas próprias roupas ou serviços.

O curso de bacharelado dura em média 4 anos, totalizando 8 semestres, onde você estudará diversos conteúdos e matérias.

Você pode optar por Cursos Presenciais, Educação a Distância (EAD) e até cursos flexíveis, abordando os dois modais de estudo, tanto EAD e a experiência em sala de aula.
 

Áreas de atuação, atividades e tarefas

Tem um papel ativo na sociedade atual, já que cada vez mais as pessoas do mundo gastam com a moda, e vendo isso, diversas empresas buscam contratar profissionais qualificados e preparados para desenhar e planejar as melhores coleções, ou até cuidar das estratégias de marketing da empresa, visando sempre o melhor produto final, sendo confortável e único para o consumidor usar da melhor maneira, e a marca crescer.

Roupas de todo tipo, desde vestidos até uma regata simples, bijuterias, bolsas e calçados. Você, com toda certeza, já comprou algum desses produtos acima, e é nessa área que um Designer de Moda trabalha e atua! 

Ele é profissional e sabe técnicas de toda a produção, desenho e escolha de tecidos ideais para cada tipo de público, baseado no árduo estudo sobre arte, cultura e tecnologias, que ele teve na faculdade. A partir desse graduado, novos produtos, com melhores estilos da época, vão para as lojas de todo o país!

Várias pessoas não ligam para a moda, mas é certo que ela está presente em todos os lugares, e com certeza você incentiva esse mercado frequentemente, algo que movimenta demais o comércio, o que causa uma grande competitividade nessa área. Isso tudo é um retrato do capitalismo da sociedade, onde a onda de gastos pessoais é grande, apelidada e intitulada como o Consumismo.

Após a formação, você poderá seguir a área de preferência, seguindo em organizações do setor privado e até setor público.

Alguma das atividades e áreas que um bacharelado deve seguir e conseguir executar é: 

Design/estilismo: cria e desenha estampas e padrões de tecidos para projetos de roupas, bijuterias, bolsas e calçados.
Ateliês de alta costura: auxilia e participa, desde a definição do molde até o acabamento final, os processos de produção de roupas e acessórios.
Pesquisa: desenvolve estudos e pesquisas sobre as tendências que estão em alta, observando o comportamento do público alvo da marca, para quem ele desenvolve.
Produção: responsável por organizar e divulgar os desfiles, campanhas publicitárias, catálogos e etc...
Consultoria: é um estilista pessoal, ajudando seu cliente a ficar com estilo e vestir as roupas do momento.
Entre outras áreas...

O profissional pode atuar em fábricas têxteis, equipes de marketing, confecção de lojas e tem diversas outras opções.

Para essa profissão, é necessário ser apaixonado por moda e de gostar de estudar sobre isso, pois você viverá o tempo inteiro.
 

O Mercado

Cursando Design de Moda, você terá um mercado amplo e aquecido aguardando por você, possuindo diversas áreas de atuação, assim você terá liberdade para escolher a sua preferida.

No último Mapeamento da Indústria Criativa aponta que a contratação de novos designers de moda cresceu 34,9% em 2015. E com cada vez mais as pessoas se importando com a moda e na boa aparência para a sociedade, mais compras serão feitas e como resultado, mais empresas e pessoas irão precisar desse serviço.

Graduados encontram vagas de trabalho principalmente nas 2 grandes áreas de atuação, sendo elas: tornar-se um estilista ou um produtor de moda.

Mas, há outras áreas em alta para você optar, como o de modelista, caçadores de tendência, trabalhar no figurino da tv, entre outras vertentes. Ou até seguir o caminho do marketing de empresas, lançando novas coleções, com estratégias que vão fazer o público adorar.

O formando pode trabalhar em indústrias têxteis, comércio, consultoria, departamento de criação de indústrias, editoras de jornais, cinema, entre outras. Podendo optar por empreender e fundar seu próprio negócio de moda, como uma marca ou uma consultoria, por exemplo.

O mercado é bastante concorrido, tendo mais oportunidades nas grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro. Mas com uma faculdade no currículo, você se destaca e sai na frente de vários concorrentes.
 

O Curso

Para você que gosta de moda, desejando viver disso para estudar a arte a fundo e entender o comportamento da população. E depois, montar uma peça especial, design de moda é uma ótima opção para você.

Além de teoria aprofundada, você também terá aulas práticas, aprendendo tudo sobre desenho, tecidos, modelagem e costura. Importantíssimo para pôr em prática tudo que você está vendo no curso e assim se tornar um profissional mais preparado para o mercado de trabalho.

Ao longo da formação, o estudante aprende a: operar máquinas de costura, analisar composições de tecido, desenhar moldes, montar desfiles completos e outras atividades.

Alguns cursos focam em gestão, na parte de negócios, enquanto outros no estilismo e modelagem. Por isso você tem que ficar atento para qualquer universidade escolher! 

Abaixo, está 4 dos assuntos principais que você irá se aprofundar em qualquer faculdades de Design de Moda:

Administração do Produto
Arte e Cultura 
Comunicação Visual na moda
Criação

Nos últimos anos, fica cada vez mais específica as disciplinas, com mais atividades presenciais. É nessa fase que os alunos iniciam o estágio supervisionado obrigatório e o temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O aluno deve ser dedicado e gostar de aprender, já que é uma área que requisita estudo de público constante, exigindo estar ligado nas modas e tendências que estão acontecendo naquele momento e que em todo momento ocorrem mudanças nessa área, podendo ocorrer em um piscar de olhos. Quem não estuda e é focado, fica para trás!

Caso siga nessa área, verifique se a faculdade, que você vá escolher, é reconhecida pelo MEC (Ministério de Educação) e se possui boas avaliações no curso desejado!
 

Estimativa de mensalidade do Curso

R$ 700,00

Descubra agora sua Vocação com o curso de Design de Moda