Cursos Design Gráfico




Apresentação

Uma das principais formas de comunicação, e uma das mais importantes, é a comunicação visual. 

O designer gráfico, é o responsável pela criação e formatação das mais diversas peças gráficas. O objetivo das peças gráficas, é transmitir uma determinada mensagem ao receptor, passando alguma ideia, conceito ou com o objetivo unicamente de venda.

O Design gráfico, se dá pela a junção de imagem e texto, e já é conhecida há vários anos, desde a época do surgimento da imprensa, mas ficou mais popular e tecnológica no início do século XXI, quando se expandiu para o meio digital.

O profissional dessa área, domina as principais técnicas e ferramentas de design, estudando também vários conceitos como: psicologia, teoria da arte, comunicação, ciência da cognição e etc. 

Ele nada mais é do que um artista que transforma conceitos e ideias em algo visual, e gera conexões através de imagens, animações, logos, banners e qualquer outro tipo de peça gráfica.

Para desenvolver esses trabalhos, o Design utiliza de programas digitais, que foram feitos exatamente para criações gráficas.
 

Áreas de atuação, atividades e tarefas

O Designer gráfico possui diversas atividades e áreas para explorar. Segue abaixo, as principais atividades que um designer pode exercer:
Criação de logotipos, marcas e embalagens - Atua na produção de logotipos, marcas e embalagens para empresas, que são usadas no dia-a-dia ou para campanhas específicas.

Definição de aparência e formato de páginas de jornais e revistas - Atua em editoras na formatação das páginas de jornais e revistas, cuidando da aparência para passar as informações da forma mais bonita e objetiva possível.

Criação visual de sites, blogs e banners para a internet - Atua na criação da identidade visual de sites e blogs, criando blogs, logotipos e cuidando do design das páginas, para garantir ao usuário muito mais conforto e usabilidade na página.

Planejamento de anúncios, cartazes e vinhetas - Atua na criação de peças gráficas para campanhas publicitárias, tanto para a TV quanto para a internet.

Design de Produtos - Atua na criação e planejamento de produtos para as mais diversas áreas, sempre levando em conta aspectos funcionais, utilitários e estéticos do produto. O Designer pode desenhar pode desenhar jóias, relógios, roupas, equipamentos médicos, eletrodomésticos, entre outros.

Design de embalagens - Atua na criação de embalagens para os mais variados produtos. É responsável por criar embalagens que atraiam e encantem o consumidor a comprar. Cuidando de todo o visual e tamanho.

Freelancer - Atua pegando vários trabalhos por conta própria, principalmente na Internet, fazendo artes para redes sociais, empresas, camisetas, canecas, identidade visual para lojas, e demais peças gráficas.

Animação - Atua na criação de diversos tipos de animações, para jogos, filmes, desenhos e comerciais.

Design Digital - Atua na produção de qualquer tipo de mídia digital. Aplicativo, sites de notícias, de compra, jogos, criando somente a parte visual.

Branding - Atua na criação da identidade visual de uma marca, para dar a ela exclusividade e personalidade. Criando logotipo, banners, flyers, cartões de visitas, papel timbrado, envelopes, enfim. Toda a parte que condiz com a apresentação da marca ao público.

Design para lançamentos de Infoprodutos- Atua em projetos de lançamentos de infoprodutos (cursos online), cuidando da parte visual das redes sociais, estilo dos sites, criativos para campanhas de anúncios, entre outros.

O Mercado

O mercado de trabalho é bastante amplo e cheio de oportunidades. A cada dia mais, com o avanço da tecnologia, o aumento de usuários da Internet e o surgimento de novas mídias sociais, por exemplo, a demanda por Designer gráfico cresce bastante.

As empresas procuram cada vez mais fortalecer suas marcas, e uma identidade visual profissional, é essencial para o crescimento de qualquer empresa, loja ou marca.

As principais empresas que contratam esses profissionais são:

Agências de Publicidade;
Emissoras de TV;
Produtoras de Vídeos;
Gráficas;
Empresas Cinematográficas;
Departamentos de Arte de empresas de comunicação;
Editoras;
Empresas de Embalagem;
Escritórios e Estúdios de Design;

Podendo também, atuar como autônomo, atendendo clientes por conta própria e montando sua própria empresa de serviços de Design gráfico. E também, pode seguir a carreira acadêmica, ministrando aulas em cursos e faculdades.
 

O Curso

O curso de Design Gráfico, é oferecido na habilitação de Bacharelado e possui duração de 04 anos. Há também, o curso Tecnológico, que é um curso de 02 anos e tem o foco maior nas habilidades necessárias para o mercado de trabalho, para uma inserção mais rápida do estudante no mercado.

O perfil de um estudante de Design Gráfico, é ter afinidade com desenho e também gostar um tanto de arte. Gostar de tecnologia é bastante importante, visto que várias ferramentas de computação gráfica terão que ser usadas.

Um Design gráfico, também tem a sensibilidade de observar mínimos detalhes das coisas em seu dia-a-dia, como saber identificar quais cores combinam, quais cores fazem um bom contraste. Esses detalhes são pontos que ajudam bastante um Design a se dar bem. Mas, toda essa sensibilidade e habilidades podem ser desenvolvidas com o tempo.

As disciplinas aprendidas no curso de Design Gráfico, são diversas. As principais são:

-Desenho;
-Computação Gráfica;
-História da Arte e do Design;
-Teorias do Design;
-Métodos e Técnicas de Projetos;
-Meios de Representação, Comunicação e Informação;
-Ergonomia;
-Materiais e Processos de Fabricação; Gestão;
-Comunicação Visual;
-Semiótica;
-Psicologia;
-Fotografia;
-Ilustração;
-Interfaces;
-Tecnologias da Informação e Comunicação;
-Comunicação Aplicada
-Comunicação Editorial
-Desenho Artístico
-Desenho Vetorial
-Desenvolvimento de Embalagens
-Modelagem 3D
-Produção Gráfica
-Publicações para Web
-Sinalização e Mídia Exterior
-Teoria das Cores
-Tipografia
-Usabilidade

E diversas outras disciplinas. O graduando sai realmente com uma excelente base de conhecimento artístico, criativo e técnico. A preparação necessária para entrar bem preparado no mercado de trabalho, com as habilidades apuradas para desenvolver a identidade visual, logotipos e banners de qualquer empresa.

Durante o curso, são passados diversos trabalhos práticos, onde os alunos devem resolver problemas e criar soluções artísticas. Por exemplo, há trabalhos onde os alunos precisam desenvolver do zero uma marca, criando toda a parte de identidade visual, peças gráficas, folders, banners e tudo o que envolve a parte visual de uma empresa.

Para finalizar o curso e receber o diploma, é necessário a apresentação de um TCC(Trabalho de Conclusão de Curso)
 

Estimativa de mensalidade do Curso

R$ 950,00

Descubra agora sua Vocação com o curso de Design Gráfico