Engenharia Mec√Ęnica

O engenheiro mec√Ęnico desenvolve, projeta e supervisiona a produ√ß√£o de m√°quinas, equipamentos, ve√≠culos, sistemas de aquecimento e de refrigera√ß√£o e ferramentas espec√≠ficas da ind√ļstria mec√Ęnica. Seleciona e dimensiona a mat√©ria-prima, providencia moldes das pe√ßas que ser√£o fabricadas, cria prot√≥tipos e testa os produtos obtidos.

Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança na linha de produção. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas.

Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produ√ß√£o e de automa√ß√£o e controle, na montagem e automa√ß√£o de sistemas, na manuten√ß√£o de aeronaves e na ind√ļstria de eletroeletr√īnicos. Voc√™ pode trabalhar com mec√Ęnica com um curso tecnol√≥gico.

Fique de Olho

CARROS DO FUTURO

Quem curte o setor automobil√≠stico deve ficar antenado √†s inova√ß√Ķes do setor. As pr√≥ximas gera√ß√Ķes de ve√≠culos exigir√£o mais do que motores potentes, conectividade e tecnologia a bordo. Os engenheiros ter√£o que projetar carros feitos com materiais sustent√°veis e que utilizem combust√≠veis renov√°veis e n√£o poluentes.

Os ve√≠culos el√©tricos s√£o a bola da vez, mas j√° existe quem aposte em carros voadores. Eles s√£o a aposta da Uber, que tem uma equipe trabalhando no projeto de um ve√≠culo el√©trico voador que decola e pousa na vertical, o Uber Elevate. Os testes come√ßam em 2021 e, se tudo der certo, o ‚Äúaerocarro‚ÄĚ do Uber entrar√° em opera√ß√£o em 2026.

 

ENGENHARIA AUTOMOTIVA

O curso forma bachar√©is para trabalhar na ind√ļstria ligada √† produ√ß√£o automotiva, como montadoras e fornecedoras de autope√ßas.

Esse engenheiro analisa, testa e desenvolve projetos de ve√≠culos, de pe√ßas e de todos os sistemas que comp√Ķem um carro, por exemplo, e tamb√©m pode trabalhar nas linhas de montagem aperfei√ßoando e racionalizando processos de produ√ß√£o.

√Č oferecido por Centro Universit√°rio da FEI (SP), Etep Facs-S√£o Jos√© dos Campos (SP), Senai Cimatec (BA), UCS (RS), Ulbra (RS), UFSC e UnB (DF).

 

O que você pode fazer

M√°quinas e equipamentos: projetar e coordenar a fabrica√ß√£o de moldes para ferramentas, m√°quinas e dispositivos para testes de resist√™ncia mec√Ęnica.

Pesquisa e desenvolvimento: fazer prot√≥tipos de m√°quinas e testar produtos, para apontar modifica√ß√Ķes necess√°rias.

Processos: pesquisar e desenvolver produtos e gerenciar as diversas etapas de sua fabricação.

Projeto: planejar e instalar linhas de produ√ß√£o e fazer adapta√ß√Ķes nas j√° existentes.

Vendas técnicas: acompanhar a comercialização da produção e dar suporte técnico aos clientes.

Mercado de Trabalho

Com uma forma√ß√£o ampla, o engenheiro mec√Ęnico √© requisitado por ind√ļstrias de diferentes setores. A automobil√≠stica e a aeron√°utica s√£o as mais tradicionais, mas a recente crise econ√īmica diminuiu a demanda nesses segmentos e fez com que fosse absorvido por outros setores.¬†Um deles √© o de vendas em fabricantes de m√°quinas e equipamentos mec√Ęnicos em geral.

O perfil deste bacharel é valorizado, pois os conhecimentos técnicos que possui podem ser agregados à área comercial, impulsionando as vendas. Sua bagagem em matemática e cálculos também o torna apto a atuar no setor financeiro. Além disso, este profissional é necessário em outros setores, como o de energia.

Em usinas geradoras de eletricidade, ele cria e implanta mecanismos de armazenamento e distribuição de energia, com o uso de sistemas nucleares, geotérmicos, solares e eólicos. Na exploração de petróleo, desenvolve máquinas e equipamentos para perfuração de poços e para o transporte do óleo e do gás.

No setor petrol√≠fero, uma boa op√ß√£o √© atuar como gerente de embarca√ß√Ķes e opera√ß√Ķes, profissional respons√°vel pelo bom funcionamento de embarca√ß√Ķes que apoiam plataformas petrol√≠feras. Em bioci√™ncias, assessora hospitais, cl√≠nicas e laborat√≥rios em projetos de biomec√Ęnica, ergonomia, reabilita√ß√£o e mec√Ęnica nos esportes.

Por fim, pode trabalhar como aut√īnomo, na consultoria de projetos industriais diversos. H√° trabalho em todo o pa√≠s, com destaque para o Sudeste e o Nordeste. O profissional √© um dos mais requisitados pelas ind√ļstrias da Zona Franca de Manaus.

Curso

Al√©m das disciplinas b√°sicas das engenharias, o aluno mergulha em diferentes √°reas da f√≠sica, em aulas de termodin√Ęmica, mec√Ęnica dos fluidos, transmiss√£o de calor, resist√™ncia de materiais, processos de transforma√ß√£o, vibra√ß√Ķes e sistemas mec√Ęnicos.¬†H√° muita pr√°tica de laborat√≥rio, como execu√ß√£o de ensaios e prot√≥tipos.

Prepare-se para desenvolver sua habilidade em desenho, indispensável para o projeto de máquinas. Estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Aten√ß√£o: algumas escolas t√™m foco em uma √°rea espec√≠fica, como aeron√°utica (ITA), naval (Furg-RS), mecatr√īnica (Mackenzie-SP e FSA-SP) e automotiva.

Duração média: 5 anos.

Outros nomes: Eng. Automotiva; Eng. de Prod. Mec√Ęn.; Eng. Ind. Mec√Ęn.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ - Excelente

‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ ‚Äď Muito bom

‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ - Bom

CPC ‚Äď Conceito Preliminar de Curso¬†‚φ ‚Ď° ‚ĎĘ ‚Ď£ ‚ϧ¬†

O CPC √© o indicador do Minist√©rio da Educa√ß√£o que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele est√° informado na ficha do curso para todas as gradua√ß√Ķes que tinham esse indicador dispon√≠vel (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).¬†

Cifr√Ķes ‚Äď Referem-se √†s faixas de pre√ßo da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor n√£o informado


Descubra agora sua Voca√ß√£o com o curso de Engenharia Mec√Ęnica