Engenharia Química

Este engenheiro trabalha com os processos industriais que recorrem a transforma√ß√Ķes f√≠sico-qu√≠micas.¬†Ele cria t√©cnicas de extra√ß√£o ou obten√ß√£o de mat√©rias-primas e faz sua transforma√ß√£o em produtos qu√≠micos e petroqu√≠micos, como tintas, pl√°sticos, t√™xteis, papel e celulose.

Desenvolve produtos e equipamentos, al√©m de pesquisar tecnologias e processos mais eficientes e menos agressivos ao ambiente.¬†Projeta e dirige a constru√ß√£o e a montagem de f√°bricas, usinas e esta√ß√Ķes de tratamento de rejeitos industriais.

Pode, ainda, atuar em universidades, institutos de pesquisa ou empresas, dedicando-se à pesquisa em empresas de consultoria e em órgãos de regulação ambiental. Pode ingressar na carreira com uma formação de tecnólogo.

D√ļvida do vestibulando

QUAL A DIFEREN√áA ENTRE QU√ćMICA E ENGENHARIA QU√ćMICA?

Os dois profissionais têm diferentes campos de atuação. O bacharel em Química trabalha, fundamentalmente, em laboratórios, fazendo análises químicas, desenvolvendo materiais e propondo novos processos para obter produtos químicos.

O engenheiro qu√≠mico tamb√©m se ocupa de processos qu√≠micos, mas em escala industrial ‚Äď ou seja, ele trabalha na ind√ļstria, dimensionando equipamentos e definindo as etapas do processo de fabrica√ß√£o.

Para realizar atividades t√£o distintas, o curso de Qu√≠mica tem um foco maior em disciplinas ligadas √†s ci√™ncias puras, enquanto a Engenharia trabalha mais com a aplica√ß√£o dessa ci√™ncia no dia a dia de uma ind√ļstria.

O que você pode fazer

Desenvolvimento: criar e aprimorar produtos na ind√ļstria qu√≠mica, petroqu√≠mica e de alimentos e analisar sua viabilidade t√©cnica e econ√īmica. Aperfei√ßoar o processo e a tecnologia de fabrica√ß√£o ou beneficiamento.

Meio ambiente: definir normas e métodos de preservação ambiental em toda a cadeia produtiva. Reciclar e tratar resíduos industriais. Desenvolver tecnologias limpas.

Processo industrial: planejar e supervisionar opera√ß√Ķes industriais, administrando as equipes e etapas da produ√ß√£o.¬†Estudar e implantar m√©todos para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a seguran√ßa no trabalho.

Projetos: projetar f√°bricas, determinar processos de produ√ß√£o, instala√ß√Ķes e equipamentos, procedimentos de seguran√ßa e a log√≠stica de estocagem e movimenta√ß√£o de materiais.

Mercado de Trabalho

O leque de atua√ß√£o do profissional √© amplo e o coloca entre os mais requisitados dos engenheiros.¬†A maior demanda vem da ind√ļstria de pol√≠meros, de tintas e vernizes, de alimentos, de combust√≠veis e farmac√™utica e de cosm√©ticos.¬†Deve aumentar a procura pelo setor agroindustrial, onde o engenheiro trabalha com a produ√ß√£o de fertilizantes e defensivos, assim como na ind√ļstria de papel e celulose, onde pesquisa e desenvolve processos de produ√ß√£o e m√©todos para tratar os res√≠duos industriais.

Na √°rea ambiental, as maiores oportunidades est√£o no tratamento de res√≠duos, no reaproveitamento de mat√©rias-primas e na gera√ß√£o de energia de fontes renov√°veis. A crise h√≠drica vista nos √ļltimos anos em v√°rios estados do Sudeste aumentou a demanda pelo graduado, requisitado para promover o aumento da efici√™ncia da gest√£o da √°gua em ind√ļstrias. O estado de S√£o Paulo concentra mais da metade das f√°bricas de produtos qu√≠micos, portanto, tem o mercado mais aquecido.

O crescimento da produção mineral e a construção do estaleiro Enseada do Paraguaçu, na Bahia, abrem perspectivas na Região Nordeste. Ainda na Bahia, há demanda no Polo Industrial de Camaçari, que tem mais de 90 empresas químicas, petroquímicas, de celulose e de fertilizantes. Existem oportunidades também no Centro Industrial de Aratu (CIA), na região metropolitana de Salvador.

Curso

Física, matemática e, principalmente, química, estão presentes em todo o curso. Os recentes avanços da biotecnologia fazem com que disciplinas relacionadas às Ciências Biológicas sejam aos poucos incorporadas ao currículo.

A partir do terceiro ano, o conhecimento adquirido nessas disciplinas passa a ser aplicado a processos f√≠sico-qu√≠micos, nos quais o aluno aprende a identificar as rea√ß√Ķes, a analisar e a purificar compostos qu√≠micos e a projetar equipamentos associados √†s diversas transforma√ß√Ķes que ocorrem na ind√ļstria qu√≠mica.

As aulas em laboratório ocupam boa parte da carga horária. O estágio e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Aten√ß√£o: a Furg, em Santo Ant√īnio da Patrulha (RS), oferece o curso de Engenharia Agroindustrial Agroqu√≠mica, que forma o profissional que vai atuar na ind√ļstria qu√≠mica ligada √† agroind√ļstria (fertilizantes, papel, celulose, resinas, biocombust√≠veis etc.). A FTC, em Salvador (BA), tem √™nfase em petr√≥leo e g√°s.

Duração média: 5 anos.

Outro nome: Eng. Agroind. Agroquímica.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ - Excelente

‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ ‚Äď Muito bom

‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ - Bom

CPC ‚Äď Conceito Preliminar de Curso¬†‚φ ‚Ď° ‚ĎĘ ‚Ď£ ‚ϧ¬†

O CPC √© o indicador do Minist√©rio da Educa√ß√£o que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele est√° informado na ficha do curso para todas as gradua√ß√Ķes que tinham esse indicador dispon√≠vel (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).¬†

Cifr√Ķes ‚Äď Referem-se √†s faixas de pre√ßo da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor n√£o informado


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