Farm√°cia

O farmac√™utico estuda a composi√ß√£o de medicamentos, cosm√©ticos e alimentos industrializados e orienta seu processo de fabrica√ß√£o. Pesquisa e testa subst√Ęncias que entram na composi√ß√£o de rem√©dios, cosm√©ticos, alimentos e produtos de higiene pessoal. Registra drogas, distribui e comercializa os produtos e verifica se as normas sanit√°rias est√£o sendo cumpridas.

Em laboratórios de análises clínicas, faz exames para diagnóstico e acompanhamento de doenças. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas tradicionais ou personalizadas.

O que você pode fazer

Alimentos: analisar a a√ß√£o de determinadas subst√Ęncias no organismo humano e controlar a qualidade dos alimentos.

Análises clínicas e toxicológicas: analisar material biológico para detectar doenças causadas por agentes infecciosos ou intoxicação.

Aten√ß√£o farmac√™utica: orientar pacientes em drogarias, laborat√≥rios e ind√ļstrias farmac√™uticas.

√Ārea ambiental:¬†controlar a qualidade da √°gua, do solo e do ar em determinadas regi√Ķes.

Biologia molecular: fazer análises laboratoriais envolvendo técnicas de biologia molecular, em exames como o de paternidade.

Bioqu√≠mica cl√≠nica: analisar exames para verificar as altera√ß√Ķes do organismo detect√°veis por testes laboratoriais.

Cosmetologia: formular cosm√©ticos e produtos de higiene em ind√ļstrias e farm√°cias de manipula√ß√£o. Atuar no controle de qualidade desses produtos.

Farmácia clínica: acompanhar pacientes submetidos a tratamentos longos. Assessorar médicos e enfermeiros.

Farmacovigil√Ęncia: analisar medicamentos e cosm√©ticos para saber se cumprem o que prometem ao consumidor.

Gest√£o: comandar um departamento na ind√ļstria farmac√™utica, administrando custos, projetos e pessoal.

Medicamentos: pesquisar e testar princ√≠pios ativos e novas drogas na ind√ļstria farmac√™utica.

Pesquisa clínica: observação clínica de pacientes que recebem medicamentos novos no mercado.

Vendas: comercializar medicamentos em drogarias ou diretamente para hospitais e postos de sa√ļde. Preparar rem√©dios personalizados, conforme prescri√ß√£o m√©dica.

Vigil√Ęncia sanit√°ria: analisar e controlar medicamentos, insumos para laborat√≥rios ou alimentos.

Mercado de Trabalho

O mercado farmac√™utico brasileiro √© o oitavo maior do mundo e poder√° chegar √† quinta posi√ß√£o at√© 2021, de acordo com a Associa√ß√£o da Ind√ļstria Farmac√™utica de Pesquisa (Interfarma). Ele √© impulsionado pelo tamanho da popula√ß√£o, o aumento da renda e a amplia√ß√£o de programas governamentais de assist√™ncia farmac√™utica.

F√°bricas de medicamentos e cosm√©ticos e laborat√≥rios de an√°lises cl√≠nicas s√£o grandes empregadores e procuram profissionais bem qualificados, como os bachar√©is. No primeiro semestre de 2016 foi registrado um crescimento de 30% na demanda por gestores na ind√ļstria farmac√™utica. O setor p√ļblico, representado pelas farm√°cias populares e pelos servi√ßos de vigil√Ęncia sanit√°ria, √© outro tradicional empregador, que vem crescendo a cada ano.

Os graduados podem, ainda, atuar na √°rea cient√≠fica de pesquisa, biologia molecular e toxicologia forense. Em 2014, foi promulgada a lei que exige o farmac√™utico em qualquer local de dispensa√ß√£o de medicamentos, o que tornou obrigat√≥ria a presen√ßa do profissional nas farm√°cias privadas, bem como nas Unidades B√°sicas de Sa√ļde (UBS), elevando a procura pelo graduado.

As regi√Ķes Sudeste e Sul s√£o os maiores mercados, com, respectivamente, 38% e 28% dos farmac√™uticos empregados no pa√≠s, conforme dados do Conselho Federal de Farm√°cia. Mas as perspectivas s√£o boas no Norte e no Nordeste. ‚ÄúH√° um movimento de valoriza√ß√£o desses profissionais nessas regi√Ķes, onde ainda s√£o escassos‚ÄĚ, ressalta Ta√≠s Maria Bauab, coordenadora do curso de Farm√°cia e Bioqu√≠mica da Unesp, em Araraquara (SP).

Curso

Matérias das áreas de biologia, física e química acompanham o aluno durante todo o curso. Entre as disciplinas profissionalizantes estão toxicologia e tecnologia farmacêutica e de cosméticos. As aulas práticas, em laboratório, ocupam grande parte da carga horária. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso.

Duração média: 5 anos.

Outro nome: Farmácia-Bioquímica.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ - Excelente

‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ ‚Äď Muito bom

‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ - Bom

CPC ‚Äď Conceito Preliminar de Curso¬†‚φ ‚Ď° ‚ĎĘ ‚Ď£ ‚ϧ¬†

O CPC √© o indicador do Minist√©rio da Educa√ß√£o que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele est√° informado na ficha do curso para todas as gradua√ß√Ķes que tinham esse indicador dispon√≠vel (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).¬†

Cifr√Ķes ‚Äď Referem-se √†s faixas de pre√ßo da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor n√£o informado


Descubra agora sua Vocação com o curso de Farmácia