Cursos Geologia


Apresentação

Uma opção fantástica para você que busca entender a evolução da terra é a Geologia. Aprenda desde de transformações até processos ocorridos nos oceanos, relevos, continentes e na natureza em geral como plantas e animais, e a interação que ocorre entre todos eles.

O geólogo possui conhecimentos em áreas diversas. Na mineralogia por exemplo, são vistas e analisadas as influências ocorridas sobre os minerais através do tempo. Além de transformações e opções de uso. 

O conhecimento em topografia é aprofundado na pesquisa de características naturais ou artificiais da superfície de um terreno. O objetivo é coletar dados que ajudam em áreas como construção civil, sistema viário, mineração, indústria, entre outras.

A paleontologia não é estudada de forma aprofundada, porém é preciso aprender o suficiente para saber localizar e diferenciar um possível fóssil de um terreno comum. Os fósseis podem ser animais e minerais, o que requer uma habilidade visual para se notar a diferença. 

Os estudos em biologia também são diversos, permitindo que este profissional possa atuar em diversas áreas da indústria, com o conhecimento de espécies marinhas e terrestres e a influência delas no solo, e vice-versa. 

De forma geral, o profissional dessa área tem como princípios a observação e separação de informações para estabelecer a idade relativa e de que forma foram desenvolvidos os locais observados na pesquisa. 
 

Áreas de atuação, atividades e tarefas

As tarefas desta área são diversas, e as principais consistem em:

Engenharia geológica - Que é o campo de trabalho onde são realizados levantamentos geológicos  e geotécnicos de locais que se destinam a construção de represas, estradas e túneis. Ainda nesse campo, o geólogo pode atuar na recuperação de áreas degradadas pela atividade de mineração.
Geologia ambiental - Onde se planeja a ocupação de determinadas regiões, analisando riscos de erosão, enchentes e deslizamentos. Na geologia ambiental, o geólogo também trata da recuperação de solos contaminados.
Geologia do petróleo - Atua juntamente com engenheiros de petróleo na localização e exploração de reservas de petróleo e gás natural. São feitas pesquisas em áreas específicas no oceano para determinar a idade do solo e com base nisso saber se as chances de se construir uma reserva é viável.
Geofísica - é o campo da física em que o geólogo pesquisa sobre fenômenos térmicos com o objetivo de saber caso haja alguma irregularidade na temperatura do solo, gravitacionais como por exemplo em espaços com uma quantidade significativa de metais e sísmicos dentro dos oceanos evitando assim estudos em áreas com chance de terremotos. Além de ambientes magnéticos e elétricos que também têm influência nos estudos em espaços terrestres. 
Geologia Mineral - Aqui o geólogo estuda os minerais, com o objetivo de descrever e qualificar suas propriedades para a indústria ou fabricantes de jóias. Muitas regiões possuem diversos, que podem ser achados com os recursos e maquinários estudados durante o curso. 

Para exercer todas essas atividades e todas as outras, o Geólogo necessita de um diploma superior reconhecido pelo o MEC. Com estudos na área e uma conclusão de curso terminada (TCC). 
 

O Mercado

Como já foi falado anteriormente, há uma gama de áreas de atuação, tornando o mercado de trabalho bem amplo.

Atualmente, o campo que mais oferece opções para esse profissional é na área de Engenharia Geológica, o motivo disso é simples. 

Como se observa, cada vez mais as cidades estão em expansão, o que significa que grandes obras de infraestrutura, como a construção de edifícios, pontes e túneis, exigem estudos do solo e das rochas para garantir sua sustentação. 

É nesse momento que o profissional em Geologia entra, também elaborando estudos sobre o impacto ambiental que a obra irá causar. Muitas vezes precisando fazer uma varredura qualificada da área total da construção e dos ambientes ao redor para ter certeza que os danos a estruturas importantes do solo serão mínimos. 
A indústria da mineração, também teve um índice elevado de contratação de geólogos nos últimos anos, devido à grande exploração de jazidas de petróleo e gás na costa marítima nacional.
Já o campo de trabalho com hidrogeologia e estudos das águas subterrâneas, também apresenta boas oportunidades de emprego conforme o turismo no Brasil aumenta para áreas pouco exploradas, como cavernas e túneis naturais. 
É provável que nos próximos anos exista um aquecimento nesse campo de trabalho, e que profissionais qualificados sejam cada vez mais necessários. Principalmente ao se analisar o tamanho do país e as grandes chances de observação nos mais variados solos. 
Uma área recente e promissora é a da geologia médica, que estuda a influência de fatores geológicos, como a abundância ou a escassez de rochas e minérios em certa região, sobre a saúde humana, dos animais e das plantas do local de estudo. 
O clima também será analisado, pois o solo pode variar conforme o estado da região, e existem climas melhores para se obter um estudo mais completo e preciso do solo. 
 

O Curso

É um excelente curso para quem gosta de entender sobre a estrutura, a composição e as transformações da crosta terrestre. 

O bacharel investiga a ação das forças naturais sobre o planeta e seus efeitos, como a erosão e a desertificação.

Analisa fósseis e minerais e a topografia dos terrenos, localiza e acompanha a exploração de jazidas de minério, depósitos subterrâneos de água e reservas de petróleo, carvão mineral e gás natural. 

A graduação em Geologia é do tipo bacharelado e tem duração média de 5 anos. No início do curso os alunos vão estudar mais disciplinas como como Química, Matemática e Física e do meio pro final, farão atividades mais específicas. 

Serão vistos durante o curso disciplinas diversas com foco em observação e análise, sendo elas:

Engenharia Geológica;
Geologia Ambiental; 
Geologia Forense;
Geologia do Petróleo;
Geologia Médica;
Hidrogeologia;
Mineralogia;
Paleontologia;
Geologia Vegetal;
Geologia Oceânica;
Mineralogia;
Desenho Geológico;
Estratigrafia;
Sedimentologia;
Geologia Estrutural;
Fotogeologia e Sensoriamento Remoto;
Petrologia;
Geologia do Brasil;
Geologia Histórica;
Geoquímica;
Geomorfologia;
Pedologia;
Geologia Econômica;
Prospecção Mineral;
Paleontologia;
Recursos Energéticos;
Hidrogeologia;
Sismologia;
Cartografia Temática Digital;
Mapeamento Geológico;
Geologia de Engenharia;
Matemática;
Física;
Química;
Ética e Meio Ambiente;
Você irá para o campo ainda durante a faculdade, tendo trabalhos e processos individuais e em grupo. 

O curso superior de Geologia é do tipo bacharelado e tem duração média de cinco anos.
O início do curso apresenta uma grade curricular mais focada na base do profissional, apresentando conhecimentos em Matemática, Biologia, Química e Física. Já da metade para o final o aluno passa a ter matérias mais específicas, tratando de assuntos como Topografia, Mineralogia, Paleontologia, Geomorfologia, entre outros.
 

Estimativa de mensalidade do Curso

R$ 813,00

Descubra agora sua Vocação com o curso de Geologia