História

O historiador estuda o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. Ele investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana.

Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, grava√ß√Ķes, filmes, objetos, jornais e fotos.

Depois de selecionar, classificar e relacionar as informa√ß√Ķes levantadas em bibliotecas, arquivos, entrevistas ou estudos arqueol√≥gicos, o bacharel faz a data√ß√£o do fato ou do objeto, confere sua autenticidade e analisa sua import√Ęncia e seu significado para a compreens√£o do encadeamento dos acontecimentos hist√≥ricos.

Com licenciatura, o graduado está apto a dar aulas em escolas de Ensino Fundamental e Médio.

Fique de Olho

AM√ČRICA LATINA √Č FOCO DE CURSOS

A Unila, em Foz do Igua√ßu (PR), oferece cursos centrados nas quest√Ķes da Am√©rica Latina, caso de Hist√≥ria e Ci√™ncias Sociais.

Estudantes brasileiros e de outros países da região estudam as particularidades do espaço geográfico e social das diferentes sociedades latino-americanas

O que você pode fazer

Autoria e Consultoria: produzir e avaliar material did√°tico para editoras ou institui√ß√Ķes de ensino. Assessorar a¬†produ√ß√£o de novelas, v√≠deos e filmes de um determinado per√≠odo hist√≥rico.

Ensino: lecionar história geral ou do Brasil para os ensinos Fundamental, Médio ou cursos pré-vestibulares. Com pós-graduação, dar aulas na Educação Superior.

Mem√≥ria empresarial: pesquisar a hist√≥ria de empresas e institui√ß√Ķes em geral para apresent√°-la em livros, artigos ou reportagens.

Pesquisa: investigar temas específicos em arquivos, institutos de pesquisa e universidades para produzir teses, livros e artigos.

Documenta√ß√£o e preserva√ß√£o: selecionar, identificar e organizar documentos hist√≥ricos para o acervo de museus ‚Äď ¬†p√ļblicos e privados ‚Äď e de centros de documenta√ß√£o. Identificar obras que far√£o parte de uma exposi√ß√£o permanente ou tempor√°ria. Atuar em √≥rg√£os de preserva√ß√£o do patrim√īnio arquitet√īnico e hist√≥rico.

Mercado de Trabalho

As perspectivas para este bacharel s√£o positivas. O projeto que regulamenta a profiss√£o de historiador j√° foi aprovado ¬†na C√Ęmara dos Deputados e est√° em discuss√£o no Senado.

O diploma de Hist√≥ria ser√° exigido para concursos p√ļblicos em museus e arquivos hist√≥ricos. Ser√° criado tamb√©m um mercado mais bem definido para pesquisa no ¬†√Ęmbito de ONGs e empresas.

O licenciado encontra vagas em escolas de todo o pa√≠s, especialmente na rede p√ļblica do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste. No Ensino Superior, o profissional, al√©m de dar aulas nos cursos de Hist√≥ria, tamb√©m pode ministrar disciplinas em outras gradua√ß√Ķes, como Arquitetura e Urbanismo e Museologia.

Em ONGs ¬†dedicadas ao resgate da mem√≥ria de personagens ou eventos, institui√ß√Ķes p√ļblicas de preserva√ß√£o do patrim√īnio, ¬†arquivos e museus, o profissional tamb√©m √© contratado para prestar consultoria, trabalhar na organiza√ß√£o de acervos, em pesquisa documental e na preserva√ß√£o do patrim√īnio cultural.

Um mercado em crescimento √© o de produ√ß√Ķes cinematogr√°ficas de √©poca e de roteiros para document√°rios. Essa demanda cresce em raz√£o da lei que obriga as¬†emissoras de TV por assinatura a exibir conte√ļdo nacional em sua programa√ß√£o. Ainda na √°rea de produ√ß√£o ¬†audiovisual, o historiador pode ser requisitado para preparar aulas virtuais e v√≠deos sobre materiais did√°ticos.

Há boas perspectivas também em cidades históricas. Tem aumentado ainda a busca por historiadores que organizem arquivos pessoais ou empresariais, reconstruam a história de famílias e empresas e prestem consultoria em campanhas eleitorais.

Curso

A maior parte dos cursos de Hist√≥ria √© de licenciatura e inclui disciplinas pedag√≥gicas, como did√°tica e metodologia do ensino, ao lado das espec√≠ficas. Estas abordam a hist√≥ria tanto por per√≠odos (pr√©-hist√≥ria, hist√≥ria antiga, medieval ou contempor√Ęnea) quanto por regi√Ķes, como Brasil, Europa ou √Āsia. H√° tamb√©m temas espec√≠ficos da pesquisa em hist√≥ria, como metodologia, teoria da hist√≥ria, hist√≥ria demogr√°fica, hist√≥ria pol√≠tica ou hist√≥ria da ci√™ncia. Muita ¬†dedica√ß√£o √† leitura e participa√ß√£o em palestras e semin√°rios fazem parte do cotidiano do graduando. Algumas escolas exigem est√°gio e trabalho de conclus√£o de curso, entre elas a USP.

Atenção: a UFPR oferece um curso focado em memória e imagem; a Unila (PR), em América Latina (veja quadro abaixo).

Duração média: 4 anos.

Outro nome: Est. Soc. (hist.).

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ - Excelente

‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ ‚Äď Muito bom

‚ėÖ‚ėÖ‚ėÖ - Bom

CPC ‚Äď Conceito Preliminar de Curso¬†‚φ ‚Ď° ‚ĎĘ ‚Ď£ ‚ϧ¬†

O CPC √© o indicador do Minist√©rio da Educa√ß√£o que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele est√° informado na ficha do curso para todas as gradua√ß√Ķes que tinham esse indicador dispon√≠vel (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).¬†

Cifr√Ķes ‚Äď Referem-se √†s faixas de pre√ßo da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor n√£o informado


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