Cursos Jornalismo


Apresentação

Esse curso, é pra você que gosta de apurar a veracidade das informações, que tem curiosidade e gosta de estar por dentro dos acontecimentos locais ou mundiais, como política, esporte, saúde, turismo e até tecnológicos.

Aprofunde-se e saiba como, analisar e selecionar os fatos mais importantes ou relevantes para transmitir ao seu público, como se comunicar da melhor forma, manter a sua sociedade bem informada, para que possam saber o que está acontecendo ao seu redor.

É um profissional muito procurado pelos canais de comunicação, pois o profissional do jornalismo tem habilidades comunicativas importantes para transmitir notícias, informar o público e apresentar ideias. Sendo o responsável por acompanhar os acontecimentos dentro do esporte, da cidade, da política, acontecimentos ambientais e internacionais. Dessa forma é possível identificar pontos importantes para o telespectador, levando em conta diversos fatores.  

O graduando tem um grande mercado pela frente, pois pode escolher diversas áreas e especializações após o bacharelado, e se quiser, ainda tem a opção de prestar um concurso público para iniciar sua carreira no ramo.

São 4 anos de faculdade, totalizando 8 semestres, onde você estudará diversos conteúdos e matérias para seguir no jornalismo, com o melhor conhecimento prático e também teórico.

No Jornalismo você pode escolher a vontade qual modalidade de estudo prefere: Educação a Distância (EAD), semipresencial ou presencial.
 

Áreas de atuação, atividades e tarefas

O bacharelado nesse curso, possui grandes responsabilidades sociais e precisa usar esse conhecimento para disciplinar, informar e fazer a nossa sociedade mais justa, de forma imparcial. Deve dar o seu melhor na prestação do seu serviço, mostrar ao público alternativas profissionais.

Após a formação, você poderá seguir na área de sua preferência, trabalhar em jornais televisivos ou digitais, em órgãos públicos, sites de notícias, que exigem mão de obra qualificada.

As atividades a serem realizadas irão de acordo com a área de atuação que você decidir seguir, veja abaixo alguns exemplos:

Jornalista (Seguir em imprensas):

Reportagem: o profissional deve fazer pesquisas, escrever acontecimentos, e relatar as informações para apresentar em fontes. É ele quem conduz entrevistas, envolve-se em pesquisas, e faz relatórios, podendo dividir seu tempo entre trabalhar numa sala de redação e sair para testemunhar eventos ou entrevistar pessoas;

Fotojornalismo: dentro do fotojornalismo, o jornalista é responsável por fotografar momentos únicos de algum acontecimento, para poder passar uma informação clara e concisa através da imagem. O profissional deve estar sempre atento ao que acontece ao seu redor, ser curioso, sensível e dominar as técnicas de fotografia para conseguir fotografar em condições adversas;

Produção: para trabalhar na produção é preciso realizar a sugestão de pautas, buscar fontes de informação, fazer o agendamento de entrevistas, tudo que for preciso para que o jornal vá ao ar;

Assessoria de imprensa: Nesta área do Jornalismo, o profissional atua como mediador entre a imprensa e seu cliente, sendo seu porta-voz ao representar seus interesses frente ao público. Deve elaborar estratégias para cuidar da imagem do cliente, compreender os interesses do público-alvo e prever possíveis oportunidades ou situações de risco;

Freelancer: É uma maneira de trabalhar de forma autônoma e se dedicar a um segmento específico, seja como repórter de revista, produtor de documentário ou ainda atuando nas mídias digitais com marketing de conteúdo. Você irá encontrar as melhores notícias e informações para vender aos meios de comunicação, ou atender aos objetivos do contratante;

Concurso:

Analista de Comunicação: é quem elabora o planejamento estratégico, propostas, relatórios, produtos e serviços de comunicação em conjunto com a coordenação de comunicação;

Assessor de Comunicação: é o profissional que transforma o conteúdo de uma marca, produto ou personalidade em uma pauta interessante para os veículos de comunicação. Com o foco estratégico para dar visibilidade e retorno no médio a longo prazo.

Publicitário: realiza campanhas publicitárias, trabalha estratégias de venda e formas de manter a boa imagem de uma marca, define logotipos, embalagens de produtos, outdoors, etc.

Jornalista: ele é o responsável pela apuração, investigação e apresentação de informações de interesse público em forma de notícias, reportagens, artigos ou entrevistas.

Cada uma dessas profissões tem seus afazeres diários, dependendo da carreira, o profissional dividirá o seu tempo em escritórios, em entrevistas ou em outros locais de serviço. E na hora de colocar em prática todas essas atividades, ele precisa compreender as suas responsabilidades dentro da sua função.
 

O Mercado

Cursando jornalismo, você tem uma gama de caminhos para seguir (como dito em tarefas e atividades), com um grande campo de atuação. O número de meios de comunicação no Brasil está aumentando a cada ano, principalmente dentro da internet, sendo um lado muito positivo para a demanda de mercado.

São cerca de 470 faculdades autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) a oferecer o curso superior de Jornalismo no País, embora não seja obrigatório para o exercício da função, ter a graduação se torna um grande diferencial no mercado.

Quando recém formado, o novo profissional costuma iniciar facilmente a sua carreira em pequenas equipes de imprensa, participando e auxiliando jornalistas que estão mais tempo na equipe, e após aprender o funcionamento da empresa, pode atuar como jornalista protagonista. Quando bem estabelecido, pode se especializar em uma função específica dentro do que abrange o Jornalismo.

Essa é uma das carreiras, que seu salário inicial pode chegar em 4 mil reais ou mais, dependendo de como se destacar no mercado de trabalho.
 

O Curso

É um ótimo caminho com grandes oportunidades para você que gosta de debater e se expressar, e também que deseja eliminar a desinformação ao seu redor e quer construir um lugar melhor!

Na maioria do tempo, o aluno recebe muito conteúdo teórico e somente nos últimos semestres, ele passa para a parte prática, simulando situações reais e aprendendo ao mesmo tempo.

O curso bacharelado dura em média 4 anos com 8 semestres no total. Para se graduar, normalmente é preciso realizar o estágio supervisionado e o temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Alguns dos assuntos abordados durante a graduação, costumam ser:

Arquitetura da Informação;
Comunicação e Política;
Comunicação Empresarial Integrada;
Cultura Brasileira;
Cultura das Mídias;
Discursos e Comunicação;
Estética;
Ética e Legislação Jornalística;
Fotojornalismo;
Fundamentos das Ciências Sociais;
Fundamentos de Economia;
Fundamentos de Marketing;
Jornalismo Especializado;
Linguagem e Roteirização para Audiovisuais;
Mídias Digitais;
Planejamento de Cobertura Jornalística;
Processos de Comunicação;
Produção de Projetos Jornalísticos;
Projeto Experimental em Jornalismo;
Psicologia da Comunicação;
Técnicas de Apuração e Pesquisa Jornalística;
Técnicas de Entrevista Jornalística;
Técnicas de Reportagem Jornalística;


O aluno de jornalismo deve ser focado, disciplinado e responsável para acompanhar todas essas matérias!

Uma das coisas que mais espanta nesse bacharel é a leitura, realidade é essa, você estará em um curso que terá que ler bastante, pois exige muita leitura para você encarar. 

Mas uma coisa digo, se você gosta do assunto, não tenha medo disso, pois quando você estuda e foca no que ama, você faz com vontade! Além de que a leitura, estimula a sua escrita, algo essencial para um formando.

Caso siga nessa área, verifique se a faculdade, que você vá escolher, é reconhecida pelo MEC (Ministério de Educação) e se possui boas avaliações no curso desejado!
 

Estimativa de mensalidade do Curso

R$ 750,00

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