Cursos Letras


Apresentação

Esse curso é para você que gosta de entender o funcionamento da língua portuguesa, de idiomas estrangeiros e as literaturas de cada um deles. 
O gosto pela leitura e escrita é imprescindível, além do interesse por conhecer novas culturas e o aprimoramento da comunicação. 

Aprofunde-se no curso de letras e aprenda toda a fundamentação teórica e metodológica, para poder elaborar, implementar, executar e melhorar sua disciplina, organização e concentração, entre outras coisas. Além de semanas de estudo, o acadêmico de letras participa de semanas de estudo, sarau literário, universitário, simpósio de Iniciação científica (SIC), jornada de educação, cursos de extensão universitária, viagens culturais (museu da língua portuguesa), museu de arte, entre várias outras apresentações e atividades. 

O profissional de Letras, aprofunda-se em todos os conhecimentos relacionados a língua, fala e organização cultural da linguagem.  Tem um papel importante na sociedade, pois entende o funcionamento da fala e escrita, podendo ir para a área da licenciatura, onde o foco será o ensino da língua e percepções literárias e textuais.
 
No bacharelado, em que não há formação pedagógica e é focado nas disciplinas mais formais da língua, como a linguística, a fonética e a literatura. Todas elas são abordadas com muito mais profundidade. O bacharel deste curso se torna apto para traduzir, redigir, revisar e editar textos, além de poder se tornar crítico literário. 

O curso tem duração de 4 anos e algumas faculdades apresentam a opção de ensino a distância. O conteúdo abrange desde o uso e a evolução das línguas até a aplicabilidade dos idiomas em relações internacionais. Além de diversos conteúdos e matérias.
 

Áreas de atuação, atividades e tarefas

O profissional de letras tem um papel importante, pois, ele se dedica a estudar as estruturas, atualizações e detalhes tanto da língua local, , quanto línguas estrangeiras como inglês, espanhol, francês e até mesmo línguas mortas como o latim. 

Você já deve ter ouvido falar sobre as mudanças que ocorrem com frequência tanto no português, quanto em diversas outras línguas do mundo. Todos os detalhes dessas mudanças, seja no português ou em outra língua escolhida, são estudadas e analisados por um profissional de letras, que é responsável por entender e explicar o porquê das mudanças e alterações que ocorrem na linguagem. 

A licenciatura é o caminho mais comum a ser seguido em Letras. É nessa modalidade em que o profissional torna-se apto a lecionar na educação básica, e em alguns casos, em cursos superiores e tecnólogos. Mas não é regra geral, pois existem muitas variáveis de trabalho na profissão. Há empresas multinacionais que contratam professores de língua portuguesa para ensinarem seus funcionários a se comunicarem em português. O que mostra que a visão comum de que letras é apenas para dar aula não está correta. 

As atividades a serem feitas irão de acordo com o setor que decidir seguir, como por exemplo:

Tradução – Uma área não tão explorada, em que se traduz textos em português para outros idiomas ou vice-versa. São traduzidas desde bulas de remédios até obras literárias.
 
Editoração – Trabalha com edição de textos, dos mais variados tipos: obras literárias, acadêmicas, anúncios, etc. Define o formato e adapta os textos para os diferentes tipos de mídia.
 
Revisão – Responsável por realizar revisões em textos, corrigindo tanto a ortografia e gramática quanto a estrutura do textos (divisão dos capítulos e parágrafos, citações, etc.) a fim de que o texto esteja dentro das normas exigidas.

Interpretação – Atua como intérprete e estabelece a comunicação entre duas pessoas que não falam o mesmo idioma. Pode traduzir simultaneamente reuniões, palestras e até transmissões ao vivo de eventos internacionais.
 
Produção Textual – Escreve os mais diversos tipos de textos: obras literárias (romances, novelas, prosas, etc.), crônicas e colunas para jornais e revistas, textos publicitários utilizados como peças de marketing, conteúdo para sites, blogs e muito mais.
 
Ensino – Nessa área que é a mais conhecida, atua como professor de Língua Portuguesa, Redação ou Literatura nos ensinos fundamental e médio. Ministra aulas de outros idiomas. Realiza palestras e cursos sobre vários temas relacionados à língua falada e escrita. Coordena temas e transmite ideias para alunos de várias faixas etárias. 

Geralmente trabalha nos segmentos da educação regular. Um espaço bastante solicitado para a atuação do profissional de Letras é nas escolas preparatórias — os famosos cursinhos. Neste espaço, o profissional ensina formas de interpretar questões e produzir textos, logo que estes são requisitos para um bom desempenho em concursos públicos e em vestibulares em geral.
 

O Mercado

Cursando Letras, você terá várias oportunidades e opções para seguir, pois como foi dito acima, as opções abrangem vários setores da linguagem e da comunicação, desde educação básica até ensinos para empresas internacionais. 

O mercado de letras é grande por termos uma população cada vez maior, o que ocasiona em inúmeras formas de trabalho para os profissionais da área.

E mesmo com tanta empregabilidade, o mercado é favorável para novos profissionais. Um dos fatores que incentiva isso é a demanda de especialistas em línguas e comunicação nos locais mais variado, como empresas multinacionais. 

O primeiro passo rumo ao sucesso na área, seja para trabalhar como professor ou em outras atividades, é escolher uma boa instituição de ensino. E o primeiro parâmetro que deve ser levado em consideração ao fazer sua busca é o reconhecimento e a avaliação da faculdade perante o Ministério da Educação (MEC).

Como já foi citado, o setor público é a maioria do caminho dos graduados, seguindo o caminho do ensino em escolas e faculdade. O maior empregador do profissional de letras são as escolas públicas e privadas, onde ele dá aulas de português, literatura e, muitas vezes, de uma língua estrangeira, principalmente inglês. 

Nos últimos anos, a chegada de muitas empresas estrangeiras no país obrigou executivos de outras nacionalidades a aprender o português, ao mesmo tempo que os brasileiros precisaram aperfeiçoar o inglês.

Em editoras, há demanda para revisão de textos e produção de versões ou traduções de textos técnicos e acadêmicos. Os e-books vêm conquistando muitos leitores.  Cerca de 26% dos  brasileiros já leram um livro digital, segundo a Câmara Brasileira do Livro.

A produção de roteiros para o setor audiovisual também é uma atividade que pode ser desempenhada por profissionais com formação na área literária. 
 

O Curso

Para você que gosta da área de humanas e história, com ênfase no setor literário, e também gosta de passar conhecimento e participar ativamente na tradução, entendimento e leitura, essa é a profissão certa pra você. 

Como já é imaginado, trata-se de um mercado aquecido, com muitas oportunidades e ramificações para quem deseja ingressar nessa área incrível. 

O curso é um dos mais conhecidos e buscados por estudantes interessados em leitura, interpretação de texto e línguas estrangeiras.

A grade curricular de Letras varia bastante. O conteúdo de Letras Português, por exemplo,  pode trazer muitas matérias diferentes do curso de Letras Libras. A variação ocorre também se o curso é presencial ou a distância, bacharelado ou licenciatura.
 
Por isso, a principal característica do curso de Letras é a estrutura flexível do currículo. Essa é uma recomendação do próprio MEC, nas diretrizes curriculares que devem ser atendidas pelas universidades. A estrutura recomendada deve abranger:
 
• Conteúdos básicos de estudos linguísticos e literários: referem-se ao estudo da língua portuguesa ou de uma língua estrangeira nas formas oral e escrita. O estudante também aprende a relação da língua e seus aspectos psicológicos, sociais, históricos e culturais.
• Conteúdos de formação: são as atividades que preparam para o exercício da profissão, como práticas profissionalizantes, estudos complementares, estágios e seminários.
 
Para as licenciaturas, o currículo deve abordar conteúdos que serão ensinados nas salas de aula do ensino fundamental e médio, além do estágio obrigatório.

Mesmo com uma grade curricular tão flexível, é possível ter uma noção do que se estuda no curso de Letras.
 
Normalmente a grade curricular de Letras no primeiro ano foca em matérias específicas como: Estudos Linguísticos, fonética e fonologia da língua portuguesa, língua portuguesa, oficina Literária, teoria da literatura, entre outros. 
 
Para quem quer fazer licenciatura em Letras, este começo da formação apresenta muitos conteúdos ligados ao ensino, como: Aspectos antropológicos e sociológicos da educação, psicologia da educação e da aprendizagem.
 
No segundo ano, os conteúdos específicos são mais visados, como: Linguística, literatura comparada, literatura estrangeira, literatura regional, morfologia da língua, sintaxe, teoria da literatura, cultura, linguagens da arte e regionalidades.
 
Já no terceiro ano de letras as atividades tem mais foco na prática: em forma de estágios supervisionados. As matérias específicas continuam a ocupar boa parte da grade curricular: aspectos semiológicos do discurso, formação da língua, literatura estrangeira, sintaxe do português.
 
Entre as matérias gerais, a grade curricular pode trazer tópicos como Teorias do Discurso e Metodologia de Pesquisa. Quem está se preparando para atuar como professor pode encontrar matérias como: Aquisição da língua escrita, ensino e aprendizagem de línguas e literatura, linguística aplicada, políticas públicas e tecnologias no ensino da língua portuguesa.
 
No Brasil atualmente existem 475 faculdades que dispõem do curso presencial de Letras em diversas habilitações.
 
No ensino a distância o número é ainda mais impressionante. Mais de 200 mil vagas nos cursos de Letras são oferecidas todos os anos – e com tendência de crescimento.
 

Estimativa de mensalidade do Curso

R$ 780,00

Descubra agora sua Vocação com o curso de Letras