O profissional dessa área é essencial para qualquer negócio que visa criar uma marca forte no mercado e lucrar com grande volume de vendas. Se você gosta do mundo das estratégias, de ser a pessoa por trás das grandes publicidades de uma empresa, é quase certeza que você vai se identificar com essa área!
A pessoa que iniciar no curso de marketing aprenderá, a identificar as necessidades dos seus clientes, a elaborar e aplicar estratégias de comunicação, além de se tornar um especialista em inserir o posicionamento de marcas no mercado e melhorar a forma como ela se relaciona com seus consumidores.
É um profissional bastante requisitado no mercado, pois ele lida com a parte fundamental de uma empresa que deseja se destacar no mercado, sendo o responsável por acompanhar os acontecimentos e necessidades dos clientes, para assim, poder caracterizar bons produtos e formas de ofertar para essas pessoas..
O graduando tem um mercado grande pela frente, pois pode escolher diversas ramificações e qualificações após o bacharelado, e se quiser, ainda tem a opção de fazer um concurso público e atuar em empresas estatais.
O curso de bacharelado dura em média 4 anos, totalizando 8 semestres, onde você estudará diversos conteúdos e matérias.
Você pode escolher a vontade, qual modalidade de estudo que você prefere: Educação a Distância (EAD), semipresencial ou presencial.
Com a graduação, o novo profissional terá grandes responsabilidades estratégicas dentro da sua rotina comercial. Ele lidará com a geração de valor sobre o produto, serviço ou sobre a própria marca de um negócio. O profissional precisa acompanhar as tendências de consumo, os acontecimentos dentro do mercado, entre outros diversos fatores para descobrir oportunidades de conquista e fidelização de clientes.
Deve entregar o melhor no exercício de sua função, oferecendo ao cliente além do acompanhamento, conselhos e estratégias profissionais (sempre de acordo com a necessidade do cliente). Pois qualquer erro ou deslize pode fazer com que a marca, produto ou serviço tenha do público uma má visibilidade.
Após a formação, você poderá seguir a área de sua preferência, como empresas digitais, agências de marketing, companhias privadas, instituições, em grandes negócios ou no próprio governo.
As atividades a serem realizadas irão de acordo com a profissão e área de atuação que você decidir seguir, veja abaixo alguns exemplos:
Endomarketing: realizará o marketing voltado para dentro da empresa com o objetivo de engajar funcionários e comunicar estratégias da gestão.
Marketing Cultural: estará totalmente ligado à associação de marcas e empresas a projetos na área da cultura, por meio de apoios ou patrocínios. Utilizará da cultura para divulgar, projetar e/ou fixar a imagem desejada.
Marketing de Relacionamento: responsável por criar relações entre a empresa e consumidores, fornecedores e parceiros, bem como a criação e gestão de canais de comunicação.
Marketing Digital: é uma das áreas que está em alta e envolve o uso da Internet para se relacionar com o cliente e realizar vendas, com grande foco em sites institucionais, comércio eletrônico, aplicativos de celular e mídias sociais.
Marketing Esportivo: o profissional deve criar estratégias para promover atletas, times, eventos e produtos esportivos, sempre com o intuito de captar a atenção de consumidores desse mercado, satisfazendo suas necessidades e desejos relacionados ao esporte.
Marketing Político: como o próprio nome indica, trata da adequação da imagem de um político ou candidato junto aos seus eleitores, seja no período das eleições ou durante o mandato para causar uma boa impressão ao ver da sociedade.
Marketing Social: promova causas ou comportamentos sociais que podem ser aplicados para conscientizar, educar e promover mudanças comportamentais em indivíduos e sociedades.
Como informado acima, cada uma dessas áreas tem seus afazeres diários, todas elas com dedicação máxima para entregar o melhor resultado ao empregador.
Dependendo da carreira, você dividirá o seu tempo viajando a trabalho, em reuniões ou outros locais de serviço.
E na hora de colocar em prática todas essas atividades, é preciso compreender as necessidades e responsabilidades que terá exercendo suas funções
O mercado do marketing costuma ser oscilante, conforme o tempo passa, o comportamento do cliente muda bastante e as empresas precisam se adequar às novas exigências do consumidor. Uma das questões mais importantes atualmente é o bom relacionamento que o cliente tem com a empresa ou marca, além do bom preço e experiência.
Quando recém-formado, a grande maioria desses profissionais, iniciam facilmente a sua carreira em grandes empresas que já trabalham com o setor de marketing e relacionamento, negociando preço, prazo e forma de pagamento e entrega de mercadorias. Fora essa alternativa, há oportunidades de trabalho para o profissional de Marketing em empresas de serviços, de varejo, indústrias, órgão públicos e também podem atuar de forma autônoma.
Quando bem estabelecido, pode especializar-se em uma função específica dentro do que abrange o Marketing.
Para destacar-se no mercado, é muito importante que o profissional seja mais do que um especialista em propaganda e vendas. Este profissional deve dominar diferentes áreas, como: boa comunicação, persuasão e publicidade, estar por dentro das tendências, dos assuntos atuais e habilidade de negociação. Atuando dessa forma, o profissional chega a receber mais de 5 mil reais de salário.
O Marketing está cada vez mais voltado para a área de exatas, pois o profissional precisa diariamente analisar e criar métricas, checar números e análises de dados de usuários. Dessa forma o profissional consegue vislumbrar com mais facilidade quais caminhos seguir para atingir os objetivos dentro do seu projeto de marketing.
E como já foi dito nos tópicos acima, é uma graduação muito importante e com várias oportunidades de trabalho, com diversas ramificações.
Existe bacharelado e tecnólogo, onde o primeiro dura em média 4 anos e o tecnólogo dura em média 2 anos. Para se graduar é preciso realizar o estágio supervisionado e o temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Durante o curso é possível estagiar em empresas, indústrias, logísticas, na alfândega ou nas fronteiras do país.
Alguns dos assuntos abordados durante a graduação, costumam ser:
Comunicação e Expressão;
Desenvolvimento de novos produtos e marcas;
Diagnóstico e Consultoria Empresarial;
Estratégias de Comunicação e Planejamento de Mídia;
Gerência de Vendas;
Gestão de Projetos em Marketing;
Marketing Digital;
Marketing e Comportamento do Consumidor;
Promoção, Publicidade e Propaganda;
É preciso que o aluno seja dedicado, já que é uma área que requisita acompanhamento constante do que está acontecendo no mundo, exigindo estar ligado nas tendências que estão acontecendo e que em todo momento ocorrem mudanças, podendo ocorrer em um piscar de olhos.
O aluno deve estar sempre em evolução, logo que você estará envolvido com a forma como a empresa é vista no mercado, algo de extrema responsabilidade. Priorizar a melhor estratégia e acompanhamento dos negócios que necessitam deste serviço.
Caso siga nessa área, verifique se a faculdade que você vá escolher é reconhecida pelo MEC (Ministério de Educação) e, se possui boas avaliações no curso desejado!